INTERNACIONALIZAÇÃO E IDENTIDADE DAS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS SALESIANAS (IUS)
Resumo
O artigo tem como objeto de pesquisa a análise de constituição da Rede Internacional das Instituições Salesianas de Educação Superior (Rede IUS). O objetivo específico consiste em analisar o documento “Políticas para as IUS”. As políticas construídas acrescentam à identidade das IUS um elemento novo até então: a identidade dessas instituições é caracterizada pela inerência de seu trabalho em Rede que engloba o compartilhamento de uma concepção de educação superior e de metas, projetos e ações para garantir relevância na esfera internacional. Nesse processo há um nexo entre identidade, internacionalização e qualidade institucional. A qualidade é ligada ao processo de gestão. Observa-se uma gama de definições e práticas que se encontram delineadas na nova política global para a educação superior baseada na racionalidade do capital. Alguns conceitos ilustram essa nova cultura: projetos, planos, processos, objetivos, resultados, controle, auditoria e profissionalismo. A assimilação dessa concepção revela que a constituição da Rede IUS faz-se à sombra do pensamento hegemônico internacional para a educação superior que procura uma padronização das instituições e de procedimentos, especialmente em termos de gestão na qual tem papel preponderante a avaliação e o controle.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).