INTERNACIONALIZAÇÃO E IDENTIDADE DAS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS SALESIANAS (IUS)
Abstract
O artigo tem como objeto de pesquisa a análise de constituição da Rede Internacional das Instituições Salesianas de Educação Superior (Rede IUS). O objetivo específico consiste em analisar o documento “Políticas para as IUS”. As políticas construídas acrescentam à identidade das IUS um elemento novo até então: a identidade dessas instituições é caracterizada pela inerência de seu trabalho em Rede que engloba o compartilhamento de uma concepção de educação superior e de metas, projetos e ações para garantir relevância na esfera internacional. Nesse processo há um nexo entre identidade, internacionalização e qualidade institucional. A qualidade é ligada ao processo de gestão. Observa-se uma gama de definições e práticas que se encontram delineadas na nova política global para a educação superior baseada na racionalidade do capital. Alguns conceitos ilustram essa nova cultura: projetos, planos, processos, objetivos, resultados, controle, auditoria e profissionalismo. A assimilação dessa concepção revela que a constituição da Rede IUS faz-se à sombra do pensamento hegemônico internacional para a educação superior que procura uma padronização das instituições e de procedimentos, especialmente em termos de gestão na qual tem papel preponderante a avaliação e o controle.
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