FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO BRASIL

Autores

  • taniamara vizzotto chaves Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcia Morschbacher Universidade Federal da Bahia
  • Eduardo Adolfo Terrazzan Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória realizada em produções Acadêmico Cientificas do Brasil desta última década, que teve como objetivo investigar como a Formação Pedagógica, responsável pela preparação para a Docência, em Cursos de Licenciatura, tem sido apresentada, concebida e organizada. Os resultados da pesquisa sinalizam que a Formação Pedagógica tem acontecido de forma desarticulada com a formação para a Área Disciplinar e, para a existência de uma histórica dicotomia entre a Formação Pedagógica e formação relativa à Área Disciplinar. Apesar disso, reconhece-se a insuficiência da formação relativa à Área Disciplinar para garantir uma adequada formação dos professores e a importância da Formação Pedagógica para a docência. A departamentalização das Universidades e a falta de espaços para dialogo entre os formadores de professores pode ser um fator significativo para a permanência da desarticulação entre as áreas de formação. A separação entre as áreas Pedagógica e Disciplinar tem se mostrado como fator preponderante para a manutenção e latência do modelo 3+1 nos Cursos de Licenciatura.

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Referências

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Publicado

2014-07-31

Como Citar

CHAVES, taniamara vizzotto; MORSCHBACHER, M.; TERRAZZAN, E. A. FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO BRASIL. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 117–128, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18200. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA