FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO BRASIL
Resumo
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória realizada em produções Acadêmico Cientificas do Brasil desta última década, que teve como objetivo investigar como a Formação Pedagógica, responsável pela preparação para a Docência, em Cursos de Licenciatura, tem sido apresentada, concebida e organizada. Os resultados da pesquisa sinalizam que a Formação Pedagógica tem acontecido de forma desarticulada com a formação para a Área Disciplinar e, para a existência de uma histórica dicotomia entre a Formação Pedagógica e formação relativa à Área Disciplinar. Apesar disso, reconhece-se a insuficiência da formação relativa à Área Disciplinar para garantir uma adequada formação dos professores e a importância da Formação Pedagógica para a docência. A departamentalização das Universidades e a falta de espaços para dialogo entre os formadores de professores pode ser um fator significativo para a permanência da desarticulação entre as áreas de formação. A separação entre as áreas Pedagógica e Disciplinar tem se mostrado como fator preponderante para a manutenção e latência do modelo 3+1 nos Cursos de Licenciatura.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, Governo Federal, 1996.
DIAS-DA-SILVA, M. H. G. F. Política de formação de professores no Brasil: as ciladas da reestruturação das licenciaturas. In: Perspectiva. v. 23, n. 02, p. 381-406, 2005.
DINIZ, Julio Emílio. Formação de professores – pesquisa, representações e poder. Belo Horizonte/BR: Autêntica, 2000.
GATTI, B. A.; NUNES, Marina Muniz Rosa. Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. São Paulo: FCC, 2009.
MOREIRA, Plinio Cavalcanti. 3+1 e suas (In)Variantes (Reflexões sobre as possibilidades de uma nova estrutura curricular na Licenciatura em Matemática). In: Bolema, Rio Claro, v. 26, n. 44, p. 1137-1150. 2012
PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. In: FAZENDA, I. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas-SP: Editora Papirus, 1998. p. 161-178.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
SHULMAN, Lee S. Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. In: Harvard Educational Review, Cambridge, v.57, n.1, p.1-22, 1987.
SHULMAN, Lee S. Those who Understand: Knowledge growth in teaching. In: Educational Researcher, v.15, n.2, p.4-14. Cambridge/US: American Educational Research Association. 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).