A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERFIL DO ALUNO

Autores

  • Fabiana de Oliveira Lima Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/ Marília - SP
  • Nilson Rogério da Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/ Marília - SP

Resumo

A inclusão de alunos com deficiência na EJA é um tema ainda novo e nota-se pouca literatura existente sobre o assunto, o que o torna além de relevante nacionalmente, oportuno no contexto de construção de escolas inclusivas para todos. O presente trabalho teve por objetivo caracterizar o perfil do aluno da Educação de Jovens e Adultos em um município de médio porte do Estado de São Paulo, entre os anos de 2011 e 2013. Para o estudo foi realizada análise de documentos, utilizando-se do Sistema de Cadastro de Alunos do estado de São Paulo (PRODESP). Como instrumento, foi utilizado um roteiro de caracterização dos alunos. Foi possível levantar dados referentes ao total de matrículas por ano, número de alunos com deficiência, tipos de deficiência, gênero e faixa etária. A procura pela EJA por pessoas com deficiência vem aumentando e nesse sentido, observa-se que o público alvo da EJA hoje vem mudando, incluindo a pessoa com deficiência, indicando a necessidade de se pensar em desenvolvimento de práticas pedagógicas em consonância com as necessidades e demandas dos novos alunos da EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana de Oliveira Lima, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/ Marília - SP

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UNESP/ Marília-SP.  Linha de Pesquisa: Educação Especial no Brasil.

Nilson Rogério da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/ Marília - SP

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/ Marília-SP. Linha de Pesquisa: Educação Especial no Brasil.

Referências

ARROYO, M. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. In: BRASIL, Ministério da Educação. Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. 2. ed. Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2008.

BASTOS, V. C. C. A Educação Especial no Contexto da Educação de Jovens e Adultos: Processo Duplamente Inclusivo. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1110-4.pdf. Acesso em: 05/set./2011.

BRASIL. Constituição Federal (1988). Rio de Janeiro: FAE, 1989.

______. Decreto nº 3.298, de 20/12/1999. – Regulamenta a Lei nº 7853, de 24 de outubro de 1989. Brasília: MEC, 1999.

______. Lei nº 9394/96. – Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

______. Parecer CNE nº 11/2000. – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC, 2000.

______. Resolução CNE/ CEB nº 02/2001. – Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC, 2001.

CALADO, M. J. A Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais na Educação de Jovens e Adultos. 2008. Disponível em: <http://www.pe.senac.br/ascom/faculdade/edital/II Encontro/cd/A_INCLUSAO_

DE_ALUNOS_COM.pdf.> Acesso em: 05/set./2011

FERREIRA, W. B. EJA & Deficiência: estudo da oferta da modalidade EJA para estudantes com deficiência. Disponível em: <http://www.ufpe.br/cead/eja/textos/windz.pdf.> Acesso em: 10/out./2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010 – Resultados Preliminares da Amostra. 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 07/dez./2013.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar. 2013. Disponível em: <http://www.portal.inep.gov.br/basica-censo>. Acesso em: 10/dez./2013.

MITTLER, P.. Educação Inclusiva: Contextos Sociais. Trad. Windyz B. Ferreira. Porto Alegre: Artmed, 2003.

PACHECO, J. [et al.]. Caminhos para a inclusão: um guia para o aprimoramento da equipe escolar. Porto Alegre: Artmed, 2007.

RENDO, A. D. VEGA, V. Una escuela en y para la diversidad: El entramado de la diversidad. 1. ed. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2009.

Downloads

Publicado

2014-07-07

Como Citar

LIMA, F. de O.; DA SILVA, N. R. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERFIL DO ALUNO. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 139–146, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18897. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA