A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: UMA LENTE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Resumo
Este artigo visa refletir sobre o uso da Arqueologia do Saber, preconizada por Michel Foucault, como uma ferramenta para as pesquisas no campo da educação: a Análise Arqueológica do Discurso (AAD). Esta abordagem teórico-metodológica tem sido objeto de reflexões para vários estudiosos, como mais uma alternativa para as análises dos objetos de investigação. A AAD trabalha com textos, criteriosamente escolhidos, a partir do estabelecimento de um corpus material, isto é, a partir das coisas ditas, expressas em um determinado tempo e lugar, como algo possível de aparecimento em um dado momento. É, portanto, uma abordagem de cunho histórico. Possui como categorias principais discurso e enunciado. Por fim, é uma lente de pesquisa que possibilita compreender determinado fenômeno da educação e da sociedade de um modo geral, uma vez que, com a AAD há a possibilidade de se identificar nos discursos, as construções sociais que orientam as ações dos sujeitos, suas práticas e modos de convivência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).