A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: UMA LENTE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Eduardo Jorge Lopes da Silva Universidade Federal da Paraíba/CCHSA/DE

Resumo

Este artigo visa refletir sobre o uso da Arqueologia do Saber, preconizada por Michel Foucault, como uma ferramenta para as pesquisas no campo da educação: a Análise Arqueológica do Discurso (AAD). Esta abordagem teórico-metodológica tem sido objeto de reflexões para vários estudiosos, como mais uma alternativa para as análises dos objetos de investigação. A AAD trabalha com textos, criteriosamente escolhidos, a partir do estabelecimento de um corpus material, isto é, a partir das coisas ditas, expressas em um determinado tempo e lugar, como algo possível de aparecimento em um dado momento. É, portanto, uma abordagem de cunho histórico. Possui como categorias principais discurso e enunciado. Por fim, é uma lente de pesquisa que possibilita compreender determinado fenômeno da educação e da sociedade de um modo geral, uma vez que, com a AAD há a possibilidade de se identificar nos discursos, as construções sociais que orientam as ações dos sujeitos, suas práticas e modos de convivência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Jorge Lopes da Silva, Universidade Federal da Paraíba/CCHSA/DE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal da Paraíba (CCHSA/DCSA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, eja, formação continuada, educação popular e formação de professores.

Downloads

Publicado

2014-07-19

Como Citar

SILVA, E. J. L. da. A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: UMA LENTE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 148–159, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19947. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

PONTOS DE VISTAS/NOTAS/COMENTÁRIOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)