O FANTASMA DE PROCUSTO, DO SÉCULO XIX AOS DIAS ATUAIS: O FIO CONDUTOR DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL

Autores

  • Marcia Torres Neri Soares UFRN

Resumo

O presente artigo é resultado das discussões fomentadas no decorrer da disciplina Educação Brasileira do Mestrado em Educação/UFPB, no semestre 2008.1, e tem por objetivo apresentar fatos do processo histórico subjacentes à educação de pessoas com deficiência, no contexto brasileiro, desde o século XIX até os dias atuais. Pretende-se, neste texto, refletir sobre o lugar ocupado pelas pessoas com deficiência em diferentes períodos históricos e principalmente na atualidade, inquirindo-se sobre as mudanças no olhar destinado a essas pessoas e como a escola tem se organizado para recebê-las e, assim, contribuir para as discussões atuais acerca da Educação Inclusiva.

Palavras-chave: Educação Brasileira. Deficiência. Inclusão.

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Biografia do Autor

Marcia Torres Neri Soares, UFRN

Pedagoga, doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade do Estado da Bahia, DCHT Campus XXI – Ipiaú.

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Publicado

2014-08-17

Como Citar

SOARES, M. T. N. O FANTASMA DE PROCUSTO, DO SÉCULO XIX AOS DIAS ATUAIS: O FIO CONDUTOR DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 187–196, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20216. Acesso em: 9 dez. 2024.

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