O FANTASMA DE PROCUSTO, DO SÉCULO XIX AOS DIAS ATUAIS: O FIO CONDUTOR DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL

Autores/as

  • Marcia Torres Neri Soares UFRN

Resumen

O presente artigo é resultado das discussões fomentadas no decorrer da disciplina Educação Brasileira do Mestrado em Educação/UFPB, no semestre 2008.1, e tem por objetivo apresentar fatos do processo histórico subjacentes à educação de pessoas com deficiência, no contexto brasileiro, desde o século XIX até os dias atuais. Pretende-se, neste texto, refletir sobre o lugar ocupado pelas pessoas com deficiência em diferentes períodos históricos e principalmente na atualidade, inquirindo-se sobre as mudanças no olhar destinado a essas pessoas e como a escola tem se organizado para recebê-las e, assim, contribuir para as discussões atuais acerca da Educação Inclusiva.

Palavras-chave: Educação Brasileira. Deficiência. Inclusão.

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Biografía del autor/a

Marcia Torres Neri Soares, UFRN

Pedagoga, doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade do Estado da Bahia, DCHT Campus XXI – Ipiaú.

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Publicado

2014-08-17

Cómo citar

SOARES, M. T. N. O FANTASMA DE PROCUSTO, DO SÉCULO XIX AOS DIAS ATUAIS: O FIO CONDUTOR DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 187–196, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20216. Acesso em: 18 dic. 2024.

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