REVISANDO CONCEPÇÕES: AS INTERFACES ENTRE GÊNERO, SEXUALIDADE E A ESCOLA

Autores

  • Railda Maria Bispo de Jesus UFBA

Resumo

O presente artigo está fundamentado nas epistemologias sob a perspectiva feminista, bem como nos estudos teóricos sobre as relações de gênero e sexualidade, que apresentam forte tendência cultural. A produção, aqui, principiada tem como foco discutir os temas das relações de gênero e da sexualidade, articulando-os ao campo da educação, especificamente, ao contexto escolar. Ambos os temas são, aqui, concebidos como construtos sociais que regulam, organizam e orientam a vida de homens e mulheres na sociedade, fazendo-se presentes na intrincada rede de relações que estabelecem entre si. O engendramento de gênero produz efeitos sobre os sujeitos, condicionando posturas, atitudes e comportamentos assumidos por homens e mulheres, influenciando, inclusive, as formas de expressão e manifestação da sexualidade. Ao adentrar no debate sobre sexualidade, esta é discutida sobre duas perspectivas: a moral sexual diferenciada, que envolve a diferenciação de comportamento sexual entre homens e mulheres; e o aspecto da diversidade sexual, ampliando-se as nuances, aí, inerentes, com a abordagem da temática Queer. Em meio a este contexto, acredita-se que a escola é uma via que possibilita alterar a realidade na qual as relações de gênero e a sexualidade se encontram. Reconhece-se, aqui, que os contextos escolares ainda estão impregnados de viés que tende à reprodução de gênero, bem como se mantém tímido diante das questões pertinentes ao debate da sexualidade. Todavia, espaço social por excelência, a escola é, também, passível de imprimir novos ritmos aos sujeitos, favorecendo a construção da igualdade de gênero e o respeito à diversidade.

Palavras-chave: Gênero. Sexualidade. Educação. Escola. Formação.

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Biografia do Autor

Railda Maria Bispo de Jesus, UFBA

Graduada em Pedagoga (UFBA, 2005), especialista em coordenação pedagógica (UNIFACS, 2007), mestre em Educação (UFBA, 2010), com estudos nas áreas de gênero, sexualidade e educação e suas interfaces.

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Publicado

2014-08-17

Como Citar

BISPO DE JESUS, R. M. REVISANDO CONCEPÇÕES: AS INTERFACES ENTRE GÊNERO, SEXUALIDADE E A ESCOLA. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 48–66, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20218. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO