PENSADORES NA EXPLICAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES ÀS INDAGAÇÕES DE ALUNOS DE CURSOS DE LICENCIATURA

Autores

  • Francisca Wilma Cavalcante UFPB
  • Francisca Lacerda de Góis Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Maria da Paz Cavalcante Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

Resumo

Este trabalho apresenta construções teóricas de explicação da realidade social. Tem por objetivo discutir, à luz de reflexões feitas pela Sociologia, as contribuições de alguns pensadores na explicação da realidade social em contextos históricos distintos. A ideia surgiu a partir de nossas experiências, como docentes, em cursos de licenciaturas. Frequentemente, encontramos alunos que insistem em saber qual a melhor teoria para explicar as questões sociais que são colocadas em análise nas disciplinas cursadas. Tentando mostrar que não existe resposta única para as suas indagações, realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto. Com o material, discutimos, com eles, sobre o conhecimento de senso comum, o pensamento metafísico e sua superação pela ciência, além de aportes teóricos de clássicos da Sociologia. O estudo nos permite revelar que cada teoria tem uma lógica própria que a diferencia das demais, muitas vezes se contrapondo: cada uma se identifica com uma determinada visão de mundo e, muitas vezes, são determinadas pelo jogo de diversos interesses das classes hegemônicas. Os interesses e as opções teóricas conduzem o trabalho do pesquisador a conclusões diferentes. Sendo assim, ele precisa estar ciente das limitações e das implicações de sua escolha. A opção por um paradigma assinala um percurso escolhido, entre os demais existentes. No entanto, nenhuma teoria assegura, definitivamente, as explicações de cunho científico, uma vez que as teorias estão constantemente se revisitando, avançando, dando outras explicações de mundo e de vida, cujo desenvolvimento técnico e científico comporta a possibilidade de superação de velhos e obsoletos paradigmas.

Palavras-chave: Fenômenos sociais. Investigação científica. Pensadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Wilma Cavalcante, UFPB

Professora Provisória da Universidade Estadual da Paraíba. Mestra em Educação.

Francisca Lacerda de Góis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Educação.

Maria da Paz Cavalcante, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Mestranda em Educação pela UFRN.

Referências

ARANHA, M. L. A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1998.

BURLATSKY, F. Fundamentos da filosofia marxista-leninista. Tradução K. Asryants. Moscovo: Progresso, 1987.

DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. Tradução J. R. Meréje. São Paulo: Companhia, 1937.

KONDER, L. O que é dialética. 17. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

MARTINS, C. B. O que é sociologia. 38. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

MORIN, E. Sociologia. Madri: Tecnos, 1995.

SEVERINO, A. J. A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. 4. ed. São Paulo: Pioneira, 1985.

______. Metodologia das ciências sociais. Tradução A. Wernet. Campinas: Cortez, 1992.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

CAVALCANTE, F. W.; DE GÓIS, F. L.; CAVALCANTE, M. da P. PENSADORES NA EXPLICAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES ÀS INDAGAÇÕES DE ALUNOS DE CURSOS DE LICENCIATURA. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 164–179, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20439. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA