A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PROJETO ESCOLA ZÉ PEÃO: AS RELAÇÕES ENTRE OS DISCURSOS PEDAGÓGICOS E POLÍTICOS

Autores

  • Marcos Angelus Miranda de Alcântara UFPB
  • Erenildo João Carlos Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este artigo analisa o discurso que circula no Projeto Escola Zé Peão (PEZP), projeto voltado à alfabetização de adultos, desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba e pelo Sindicato de Trabalhadores da Construção Civil de João Pessoa. O estudo tomou como matriz teórica as contribuições de estudiosos da área, a exemplo de Beisiegel (2003), Carlos (2002), Freire (1987), Ireland (2000), Oliveira (1992), Paiva (1987) e Romaneli (1982) e a ordem discursiva dominante expressa nas normas brasileiras. Metodologicamente, recorreu à Análise Arqueológica do Discurso, de orientação foucaultiana. A sistematização, descrição e análise dos documentos consultados indicam, como resultado, a existência de uma rede discursiva que transcende os domínios do PEZP, centrada nas ordens enunciativas pedagógicas e políticas, que se retroalimentam e se sustentam reciprocamente, articuladas à Educação Popular.

 

Palavras-chave: Discurso. Educação de Jovens e Adultos. Projeto Escola Zé Peão.

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Biografia do Autor

Marcos Angelus Miranda de Alcântara, UFPB

Pedagogo, licenciado pela Universidade Federal da Paraíba.

Erenildo João Carlos, Universidade Federal da Paraíba

Pedagogo e Dr. em Educação. Professor da graduação e Pós-graduação em educação do Centro de Educação da UFPB.

Referências

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Publicado

2014-08-31

Como Citar

DE ALCÂNTARA, M. A. M.; CARLOS, E. J. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PROJETO ESCOLA ZÉ PEÃO: AS RELAÇÕES ENTRE OS DISCURSOS PEDAGÓGICOS E POLÍTICOS. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 180–202, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20440. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA