ASPECTOS SOCIAIS E HISTÓRICOS DA INFANCIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFÂNTIL NO BRASIL
Resumo
Este trabalho intenta recuperar, de forma geral, aspectos sociais e históricos da infância –e, consequentemente, de sua educação e instrução –no Brasil, logo, recorrer à escrita de Passetti (2000), em que se encontra o esboço de “um quadro histórico brasileiro dos meados do Século XIX”. Ressaltar e alertar sobre a heterogeneidade de hábitos e costumes das crianças negras, brancas, indígenas e mestiças, no Brasil, agrega valores ao trabalho, estipula seus limites, reúne e atrela a história e as políticas àconstrução e à consolidação de um conceito de infância, bem como influencia as tendências europeias no que tange à infância brasileira. Essa é uma tarefa árdua, para não dizer hercúlea ou homérica.
Palavras-chave: Educação. Infância. Pedagogia.
Downloads
Referências
ARIES, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.
CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil. São Paulo/ Brasília: Unesp/Flacso, 2000.
KRAMER, Sonia. A política do pré-escolar no Brasil. Petrópolis, RJ: Cortez, 1997
KUHLMANN JR, Mouyses (org). Os intelectuais na história da infância. Petrópolis, RJ: Cortez, 2002.
PASSETTI, Edson. As crianças brasileiras: um pouco de sua história.
PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro, J. Olympio, 1973.
PILETTI, Claudino. PILETTI, Nelson. Filosofia e história da educação. São Paulo: Cortez, 2008.
SARAT, Magda. Formação profissional e educação infantil: uma história de contraste. Guairacá, 17, 135-158, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).