ASPECTOS SOCIAIS E HISTÓRICOS DA INFANCIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFÂNTIL NO BRASIL
Resumen
Este trabalho intenta recuperar, de forma geral, aspectos sociais e históricos da infância –e, consequentemente, de sua educação e instrução –no Brasil, logo, recorrer à escrita de Passetti (2000), em que se encontra o esboço de “um quadro histórico brasileiro dos meados do Século XIX”. Ressaltar e alertar sobre a heterogeneidade de hábitos e costumes das crianças negras, brancas, indígenas e mestiças, no Brasil, agrega valores ao trabalho, estipula seus limites, reúne e atrela a história e as políticas àconstrução e à consolidação de um conceito de infância, bem como influencia as tendências europeias no que tange à infância brasileira. Essa é uma tarefa árdua, para não dizer hercúlea ou homérica.
Palavras-chave: Educação. Infância. Pedagogia.
Descargas
Citas
ARIES, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.
CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil. São Paulo/ Brasília: Unesp/Flacso, 2000.
KRAMER, Sonia. A política do pré-escolar no Brasil. Petrópolis, RJ: Cortez, 1997
KUHLMANN JR, Mouyses (org). Os intelectuais na história da infância. Petrópolis, RJ: Cortez, 2002.
PASSETTI, Edson. As crianças brasileiras: um pouco de sua história.
PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro, J. Olympio, 1973.
PILETTI, Claudino. PILETTI, Nelson. Filosofia e história da educação. São Paulo: Cortez, 2008.
SARAT, Magda. Formação profissional e educação infantil: uma história de contraste. Guairacá, 17, 135-158, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver O Efeito do Acesso Livre).