ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DOS SABERES DA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
O presente texto busca apresentar reflexões a respeito da nossa pesquisa em andamento, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tal estudo tem como proposta refletir sobre os saberes docentes, partindo das pesquisas de teóricos como Gauthier et. al (2013) e Tardif (2010), especificando os saberes experienciais, por compreender estes como os saberes desenvolvidos pelos professores no exercício de suas profissões. Os sujeitos da presente pesquisa são professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Pensar em saberes da experiência remete a tecer reflexões a respeito destes professores como profissionais que ponderam e refletem sobre suas ações voltadas ao exercício da docência e, através de suas práticas, elencam saberes, habilidades, estratégias e macetes direcionados para ensino do público jovem e adulto. Com base nas pesquisas de autores como Tardif, entendemos que os saberes provenientes da experiência docente são, também, temporais, construídos ao longo da história de vida e da formação profissional destes sujeitos, entendendo que tanto a identidade profissional quanto suas práticas se constituem ao longo da experiência do ato de ensinar. Concluímos o presente texto contextualizando os saberes experienciais no campo da Educação de Jovens e Adultos, considerando a importância da apropriação de saberes desenvolvidos por meio das práticas do docente desta modalidade como fenômeno voltado à formação intelectual e humana dos sujeitos.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Saberes docentes. Saberes experienciais.
Downloads
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Câmara de Educação Básica (CEB). Parecer n.º11, 7 de junho de 2000. Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 2000.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
CUNHA JUNIOR, A. S. Saberes experienciais como ponto de partida para formação de professores da Educação de Jovens e Adultos. Saberes em perspectiva. Jequié. v. 3, n. 5, p. 47-56, 2013.
FIORENTINI, D.; SOUZA, J. A. J.; MELO, G. F. A. Saberes docentes: um desafio para os acadêmicos e práticos. In: GERALDI, C. M. J.; FIORENTINI, D.; PEREIRA E. M. A. (Orgs). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.
SANTOS, J. J. R. Saberes necessários para a docência na Educação de Jovens e Adultos. 183 f. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2011.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 14, p. 215-233, 1991.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).