ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DOS SABERES DA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumen
O presente texto busca apresentar reflexões a respeito da nossa pesquisa em andamento, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tal estudo tem como proposta refletir sobre os saberes docentes, partindo das pesquisas de teóricos como Gauthier et. al (2013) e Tardif (2010), especificando os saberes experienciais, por compreender estes como os saberes desenvolvidos pelos professores no exercício de suas profissões. Os sujeitos da presente pesquisa são professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Pensar em saberes da experiência remete a tecer reflexões a respeito destes professores como profissionais que ponderam e refletem sobre suas ações voltadas ao exercício da docência e, através de suas práticas, elencam saberes, habilidades, estratégias e macetes direcionados para ensino do público jovem e adulto. Com base nas pesquisas de autores como Tardif, entendemos que os saberes provenientes da experiência docente são, também, temporais, construídos ao longo da história de vida e da formação profissional destes sujeitos, entendendo que tanto a identidade profissional quanto suas práticas se constituem ao longo da experiência do ato de ensinar. Concluímos o presente texto contextualizando os saberes experienciais no campo da Educação de Jovens e Adultos, considerando a importância da apropriação de saberes desenvolvidos por meio das práticas do docente desta modalidade como fenômeno voltado à formação intelectual e humana dos sujeitos.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Saberes docentes. Saberes experienciais.
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Citas
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