ANTROPOLOGIA INTERPRETATIVA E ETNOGRAFIA NA PESQUISA SOBRE ESCOLARIZAÇÃO EM AMBIENTE HOSPITALAR

INTERPRETATIVE ANTHROPOLOGY AND ETHNOGRAPHY ON THE RESEARCH OF SCHOOLING IN HOSPITAL ENVIRONMENT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n1.32988

Palavras-chave:

Escolarização hospitalar, Etnografia, Antropologia interpretativa, Direito

Resumo

Neste artigo, discute-se sobre a possibilidade etnográfica, na perspectiva da antropologia interpretativa, como recurso metodológico para investigar a escolarização em ambiente hospitalar. Um dos motivos que nos leva a refletir sobre essa estratégia deve-se à escassez da produção de trabalhos realizados nessa direção, cuja consequência abre uma lacuna e uma demanda na interpretação dos sentidos relativos a essa experiência. Nossa compreensão é de que o fenômeno da escolarização hospitalar é um cruzamento dos campos da Saúde e da Educação, que se desdobra em suas diversas dimensões: jurídica, estrutural, epistemológica, profissional e humana e que compõe um espaço sui generis de relações humanas.

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Biografia do Autor

Fernando Lionel Quiroga, Universidade Estadual de Goiás

Fundamentos da Educação - Universidade Estadual de Goiás, UEG.

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Publicado

2018-06-20

Como Citar

QUIROGA, F. L. ANTROPOLOGIA INTERPRETATIVA E ETNOGRAFIA NA PESQUISA SOBRE ESCOLARIZAÇÃO EM AMBIENTE HOSPITALAR: INTERPRETATIVE ANTHROPOLOGY AND ETHNOGRAPHY ON THE RESEARCH OF SCHOOLING IN HOSPITAL ENVIRONMENT. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 70–85, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n1.32988. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/32988. Acesso em: 8 out. 2024.

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