O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM O MÉTODO PAULO FREIRE
THE AWAKENING OF CRITICAL CONSCIOUSNESS IN CHILDREN'S LITERACY WITH THE PAULO FREIRE METHOD
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n2.35872Palavras-chave:
Pensamento pedagógico de Paulo Freire, Alfabetização de crianças, ConscientizaçãoResumo
O cunho conscientizador do pensamento pedagógico de Paulo Freire justifica sua aplicação no ensino de crianças, pois, ao analisar a prática pedagógica freireana, percebe-se que ela se desenvolve basicamente por meio do diálogo e da ação reflexiva, ferramentas de ensino perfeitamente cabíveis aos processos educativos de alfabetização de todas as faixas etárias. Portanto, a pesquisa teórica aqui desenvolvida tece relações com a pesquisa prática, a fim de pensar na eficácia desse pensamento pedagógico no processo alfabetizador do infante, usando elementos teóricos e práticos e recursos didáticos que favoreçam a aproximação da realidade do educando com o processo de ensino, num ambiente escolar cujo objetivo seja de alfabetizar conscientizando. Para isso, parte-se da premissa de que a conscientização não é um conteúdo a ser ensinado, portanto, não se restringe a determinada faixa etária, mas é um modo de ensinar, reflexo de uma concepção de mundo, de indivíduo e de sociedade.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é o método Paulo Freire. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1980.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. – 40ª reimpressão, São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 24 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997a.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1997b.
GADAMER, Hans-Georg. O problema da consciência histórica. Organização: Pierre Fruchon, Tradução: Paulo César Duque Estrada; 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
MESQUIDA, Peri. A dialética como método. Texto de apoio de aula à Pós-graduação. Curitiba: PUCPR, 2012.
PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de adultos. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1987.
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. Instituição A. 2012. 37p.
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. Instituição B. 2011. 58p.
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. Instituição C. 2010. 335p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).