O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM O MÉTODO PAULO FREIRE

THE AWAKENING OF CRITICAL CONSCIOUSNESS IN CHILDREN'S LITERACY WITH THE PAULO FREIRE METHOD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n2.35872

Palavras-chave:

Pensamento pedagógico de Paulo Freire, Alfabetização de crianças, Conscientização

Resumo

O cunho conscientizador do pensamento pedagógico de Paulo Freire justifica sua aplicação no ensino de crianças, pois, ao analisar a prática pedagógica freireana, percebe-se que ela se desenvolve basicamente por meio do diálogo e da ação reflexiva, ferramentas de ensino perfeitamente cabíveis aos processos educativos de alfabetização de todas as faixas etárias. Portanto, a pesquisa teórica aqui desenvolvida tece relações com a pesquisa prática, a fim de pensar na eficácia desse pensamento pedagógico no processo alfabetizador do infante, usando elementos teóricos e práticos e recursos didáticos que favoreçam a aproximação da realidade do educando com o processo de ensino, num ambiente escolar cujo objetivo seja de alfabetizar conscientizando. Para isso, parte-se da premissa de que a conscientização não é um conteúdo a ser ensinado, portanto, não se restringe a determinada faixa etária, mas é um modo de ensinar, reflexo de uma concepção de mundo, de indivíduo e de sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Battistus Mateus Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda, Mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Participante do grupo de pesquisa: Pensamento Educacional Brasileiro: História e Políticas – PUCPR.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é o método Paulo Freire. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1980.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. – 40ª reimpressão, São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 24 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997a.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1997b.

GADAMER, Hans-Georg. O problema da consciência histórica. Organização: Pierre Fruchon, Tradução: Paulo César Duque Estrada; 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

MESQUIDA, Peri. A dialética como método. Texto de apoio de aula à Pós-graduação. Curitiba: PUCPR, 2012.

PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de adultos. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1987.

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. Instituição A. 2012. 37p.

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. Instituição B. 2011. 58p.

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. Instituição C. 2010. 335p.

Downloads

Publicado

2018-06-20

Como Citar

FERREIRA, J. B. M. O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM O MÉTODO PAULO FREIRE: THE AWAKENING OF CRITICAL CONSCIOUSNESS IN CHILDREN’S LITERACY WITH THE PAULO FREIRE METHOD. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 103–119, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n2.35872. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/35872. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS/PESQUISAS EM ANDAMENTO