DAMA DA MATEMÁTICA E TETRIS 3D: UM ESTUDO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU POR MEIO DE JOGOS
LADY OF MATHEMATICS AND 3D TETRIS: A STUDY OF PRIMARY SCHOOL EQUATIONS THROUGH GAMES
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.38691Palavras-chave:
Jogos, Ensino-aprendizagem, Equações do 1º grau, Prática inclusivaResumo
Neste artigo relatamos uma experiência com os jogos Dama da Matemática e Tetris 3D, utilizados para o estudo de equações do 1º grau com uma incógnita, implementada no 8º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Serranópolis do Iguaçu/PR. A investigação caracterizou-se como um estudo de caso, consistindo numa prévia revisão bibliográfica sobre a utilização de jogos no ensino e aprendizagem da matemática, na execução de uma proposta didática na escola, sua descrição e discussão final. Com isso, verificamos que os jogos favoreceram identificar dificuldades dos alunos em relação ao ensino de equações do 1º grau com uma incógnita; proporcionaram reflexões e análises sobre as atitudes tomadas em sala de aula, uma vez que havia aí alunos com deficiência visual; e criaram situações para trabalhar em grupos. Constatamos, ainda, que os jogos instigaram o professor a repensar sua prática no aspecto inclusivo e os alunos a refletir sobre os conteúdos que lhes são ensinados e seu papel na construção do conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).