A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EIXO MOVIMENTO

THE PLAY THE IMPORTANCE OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION: AXIS MOVEMENT

Autores

  • Simone Viana Corasarri UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL
  • Edilaine Vagula Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Mari Clair Moro Nascimento Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.39219

Palavras-chave:

RCNEI, Eixo movimento, Educação Infantil, Brincar

Resumo

A pesquisa reflete sobre a importância do brincar na Educação Infantil, tendo como foco de análise o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - eixo movimento, assim, apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi compreender a importância do brincar na Educação Infantil e suas contribuições para o desenvolvimento infantil. O estudo foi desenvolvido em um Centro de Educação Infantil, localizado na zona oeste do município de Londrina, utilizamos para coleta de dados um questionário semiestruturado, o qual foi respondido por 16 professoras. O resultado desse estudo demonstrou que a escola pesquisada valoriza o movimento, tem um espaço adequado para as crianças brincar, parques, área externa, entre outros. Os professores reconhecem a importância do movimento para criança e sua contribuição para a aprendizagem. Pudemos concluir, por meio da análise das respostas dos sujeitos da pesquisa, que ficou nítida a valorização do brincar e do eixo movimento como forma da criança conhecer seus limites e seu corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Viana Corasarri, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL

GRADUADA EM PEDAGOGIA

Edilaine Vagula, Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOUTORA EM EDUCAÇÃO

DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Mari Clair Moro Nascimento, Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Doutora em Educação Docente no Ensino Superior.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. ¬Vol.1. Brasília: MECSEF, 1998.

______. Vol. 2. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. ¬Vol.3. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARVALHO, A.M.C. et al. (Org.). Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

GARANHANI, M. C. A Educação física na Educação infantil: uma proposta em construção. In: FILHO, N.F. A; SHNEIDER, O. (Org.). Educação Física para a Educação Infantil conhecimentos e especificidades. Aracaju: Editora UFS, 2008.

KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 2002. 120 p.

LIRA, Alves Barros Natali. A importância do Brincar na Educação Infantil. Revista Eletrônica Saberes da Educação. Vol. 5, nº 1, 2014. Disponível em:. Acesso em: 23 jun. 2014.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. de. Pesquisa em educação: abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

OLIVEIRA, Vera Barros de (Org.). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis: RJ: Vozes, 2000.

PASCHOAL, Jaqueline D. Trabalho Pedagógico na Educação Infantil. Londrina:

Humanidade, 2007.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. 3ªed. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999. 334 p.

SILVA, R.C. Brinquedo. In: GOMES, C. L. (org.) Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2004.

Downloads

Publicado

2018-07-10

Como Citar

CORASARRI, S. V.; VAGULA, E.; NASCIMENTO, M. C. M. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EIXO MOVIMENTO: THE PLAY THE IMPORTANCE OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION: AXIS MOVEMENT. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 4–26, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.39219. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/39219. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO