A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EIXO MOVIMENTO
THE PLAY THE IMPORTANCE OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION: AXIS MOVEMENT
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.39219Palavras-chave:
RCNEI, Eixo movimento, Educação Infantil, BrincarResumo
A pesquisa reflete sobre a importância do brincar na Educação Infantil, tendo como foco de análise o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - eixo movimento, assim, apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi compreender a importância do brincar na Educação Infantil e suas contribuições para o desenvolvimento infantil. O estudo foi desenvolvido em um Centro de Educação Infantil, localizado na zona oeste do município de Londrina, utilizamos para coleta de dados um questionário semiestruturado, o qual foi respondido por 16 professoras. O resultado desse estudo demonstrou que a escola pesquisada valoriza o movimento, tem um espaço adequado para as crianças brincar, parques, área externa, entre outros. Os professores reconhecem a importância do movimento para criança e sua contribuição para a aprendizagem. Pudemos concluir, por meio da análise das respostas dos sujeitos da pesquisa, que ficou nítida a valorização do brincar e do eixo movimento como forma da criança conhecer seus limites e seu corpo.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. ¬Vol.1. Brasília: MECSEF, 1998.
______. Vol. 2. Brasília: MEC/SEF, 1998.
______. ¬Vol.3. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARVALHO, A.M.C. et al. (Org.). Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
GARANHANI, M. C. A Educação física na Educação infantil: uma proposta em construção. In: FILHO, N.F. A; SHNEIDER, O. (Org.). Educação Física para a Educação Infantil conhecimentos e especificidades. Aracaju: Editora UFS, 2008.
KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 2002. 120 p.
LIRA, Alves Barros Natali. A importância do Brincar na Educação Infantil. Revista Eletrônica Saberes da Educação. Vol. 5, nº 1, 2014. Disponível em:. Acesso em: 23 jun. 2014.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. de. Pesquisa em educação: abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
OLIVEIRA, Vera Barros de (Org.). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis: RJ: Vozes, 2000.
PASCHOAL, Jaqueline D. Trabalho Pedagógico na Educação Infantil. Londrina:
Humanidade, 2007.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. 3ªed. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999. 334 p.
SILVA, R.C. Brinquedo. In: GOMES, C. L. (org.) Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).