ASPECTOS QUANTITATIVOS DA DIVERSIDADE E DA SOBRECARGA DOCENTE NO IFRN CAMPUS NATAL - CIDADE ALTA
QUANTITATIVE ASPECTS OF DIVERSITY AND TEACHER OVERLOADING AT IFRN CAMPUSNATAL -CIDADE ALTA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n2.41552Palavras-chave:
Sobrecarga de trabalho, Docente, Diversidade, Institutos Federais de Educação, Ciência e TecnologiaResumo
Este artigo objetiva analisar a diversidade e a sobrecarga do trabalho docente no IFRN campus Natal - Cidade Alta. Trata-se de uma pesquisa descritiva e inferencial, à luz da perspectiva quantitativa, iniciada em 2016. Os participantes são 44 docentes efetivos e substitutos e o instrumento para coleta de dados foi o questionário online. Tais dados quantitativos foram submetidos a análises no pacote estatístico SPSS 23. Para tanto, utilizou-se estatística descritiva e inferencial (testes U Mann-Whitney, Rho de Spearman e o Qui quadrado). Nas inferências empreendidas, notou-se que os docentes que já percebem a sobrecarga de trabalho sentem: o elo com o mal-estar no ambiente laboral; a jornada mais extenuante (,025-54,84%); a falta tempo para dedicar-se a atividade que mais gosta (,015- 80%) e para organizar as atividades de ensino (,023- 61,29%). Os docentes que tem a percepção mais negativa da sobrecarga de trabalho são: os doutores (r=-,487 p<0,001); quem está há mais tempo no campus (r=-,329 p<0,029); os efetivos (r=,376 p<0,012); os que lecionam em mais cursos e os da área do Lazer e polivalentes (r=,316 p<0,044). Identificados alguns aspectos que sobrecarregam os docentes e quem são esses profissionais, urge ações e intervenções que harmonizem o ambiente laboral e previnam situações de risco.
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