AVALIAR, ENSINAR E APRENDER: DIÁLOGOS CONSTITUTIVOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EVALUATE, TEACH AND LEARN: DIALOGUES CONSTITUTIVE IN THE FORMATION OF TEACHERS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n1.41945Palavras-chave:
Avaliação, Prova, Encontros Formativos, Investigação-AçãoResumo
Pensar na avaliação escolar como parte intrínseca do processo de ensinar e aprender requer entender alguns limites e possibilidades que perpassam o contexto educacional. Um tema que exige estudo para desmistificar o processo de avaliação de um instrumento avaliativo. Os dados da pesquisa foram produzidos a partir da degravação de dois encontros formativos por meio da investigação-ação envolvendo a tríade - professor da escola, formador e licenciandos/estagiários - de forma colaborativa em diálogo e reflexão crítica no foco da avaliação da aprendizagem. Os eixos interpretativos foram construídos a partir das concepções e diferentes estratégias avaliativas externadas pelos sujeitos da tríade. Enfim, o caminho trilhado apontou para alguns indícios a partir dos discursos a respeito das potencialidades e das dificuldades a serem enfrentadas, quando se deseja uma avaliação da aprendizagem com princípio formativo efetivado no processo de ensino, visando transformar as estratégias deterministas para as que emancipam os sujeitos em contexto educacional.
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