UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE NO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS NA PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DE EDUCAÇÃO NO BRASIL (2006-2017)
USE OF SOFTWARE IN THE DEVELOPMENT OF RESEARCH IN THE POSTGRADUATION OF THE EDUCATION AREA IN BRAZIL (2006-2017)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n2.44040Palavras-chave:
Software, Educação, Utilização de software, Tecnologia, Pós-GraduaçãoResumo
O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, que visa mapear a utilização de software nas pesquisas de Pós-Graduação em Educação, descrevendo quais as diferentes formas de contribuição que os softwares oferecem para a pesquisa que o utilizou. Para a coleta de dados, foi consultado o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no qual foi utilizado, para a busca, o descritor "utilização de software", que retornou com 118 ocorrências. Ao aplicar o filtro por área de conhecimento com a opção Educação, foram encontrados 11 títulos, sendo 10 dissertações e 1 tese. Esta pesquisa apresenta uma categorização das formas de uso e contribuições de softwares para as pesquisas em Educação. Tem-se a pretensão de, com este estudo, fornecer informações sobre o uso de tecnologias da informação e da comunicação em pesquisa na área da educação e, ao mesmo tempo, chamar a atenção para a forma com que as palavras-chave são referidas na produção acadêmica.
Downloads
Referências
BELL, B.; GRAY, J.; SZALAY, A. Petascale computacional Systems. IEE Computer, p. 110-112, vol. 39, 2006. Doi: 10.1109/MC.2006.29
CAPES. Catálogo de Teses e Dissertações. Disponível em: <http://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses> Acesso em 10 jul. 2018.
CASTELLS, M. A sociedade em Rede. 9.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de Pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2015.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003. (Série Prática Pedagógica)
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Ed. 14. São Paulo: Hucitec, 2014.
MORAN, J. M. A Educação que queremos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007. (Papirus Educação)
MORAN, J. M; MASETTO, M.T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e a mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. (Papirus Educação)
ONE LAPTOP PER CHILD. OLPC Brazil. Disponível em: <http://wiki.laptop.org/go/OLPC_Brazil > Acesso em 21 jul. 2018.
OPEN DATA HANDBOOK. O que são Dados Abertos? Disponível em: <http://opendatahandbook.org/guide/pt_BR/what-is-open-data/> Acesso 17 jul. 2018.
PLATAFORMA SUCUPIRA. Dados Cadastrais do Programa. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/listaPrograma.jsf> Acesso 21 jul. 2018.
PORTAL BRASILEIRO DE DADOS ABERTOS. Sobre o dados.gov.br. Disponível em: <http://dados.gov.br/pagina/sobre> Acesso 21 jul. 2018.
SANDHOLTZ, J. H.; RINGSTAFF, C.; DWYER, D. C. Ensinando com tecnologia: Criando salas de aulas centradas nos alunos. Trad. Marcos Antônio Guirado Domingues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
SANTOS, B. S. (Org.). Conhecimento Prudente para uma vida decente. São Paulo: Cortez, 2004.
SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. 6. ed., São Paulo: Addison Wesley, 2003, 592p.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).