UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE NO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS NA PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DE EDUCAÇÃO NO BRASIL (2006-2017)

Resumo

O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, que visa mapear a utilização de software nas pesquisas de Pós-Graduação em Educação, descrevendo quais as diferentes formas de contribuição que os softwares oferecem para a pesquisa que o utilizou. Para a coleta de dados, foi consultado o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no qual foi utilizado, para a busca, o descritor "utilização de software", que retornou com 118 ocorrências. Ao aplicar o filtro por área de conhecimento com a opção Educação, foram encontrados 11 títulos, sendo 10 dissertações e 1 tese. Esta pesquisa apresenta uma categorização das formas de uso e contribuições de softwares para as pesquisas em Educação. Tem-se a pretensão de, com este estudo, fornecer informações sobre o uso de tecnologias da informação e da comunicação em pesquisa na área da educação e, ao mesmo tempo, chamar a atenção para a forma com que as palavras-chave são referidas na produção acadêmica.

Biografia do Autor

Tatiana Dantas dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
Tecnologa em Análise e Desenvolvimento de Sistemas  pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2017), com enfâse em análise de sistemas e desenvolvimento web.Durante a graduação exerci estágio em TI na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN.Cursei as disciplinas de Produção de Conhecimento (2018.1) e Gestão e avaliação de políticas da educação profissional (2018.2), como aluna especial, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (Mestrado) do IFRN.
Márcio Adriano de Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Doutor (2010) e Mestre (2006) em Educação (Política e Gestão), pela UFRN. Especialista em Processos Educacionais (2003) e graduado em Pedagogia (2000), também pela UFRN. Cursou estágio Pós-Doutoral (2013-2014) em Sociologia da Educação, pela Universidade do Minho/Portugal. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, trabalhando em cursos, projetos e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP/IFRN. Temas de interesse: Avaliação de políticas públicas, Educação profissional, Formação e trabalho docente, Educação do Campo e Povos Tradicionais, Educação de Jovens e Adultos, e pesquisa e inovação. Membro de Associações acadêmico-científicas brasileiras, como a SBPC e a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, e de associações internacionais, como a Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Atualmente exerce a função de Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN.

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Publicado
2019-09-03
Seção
ARTIGO DE REVISÃO