AS TICS COMO MEDIADORAS DA RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E SEUS OBJETOS DE ESTUDO

ICTS AS MEDIATORS OF THE RELATIONSHIP BETWEEN THE INDIVIDUAL AND ITS STUDY OBJECTS

Autores

  • Rodrigo Hipólito Roza Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.47921

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação e Comunicação, Mediação, Aprendizagem

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) assumem um papel de destaque na atual sociedade, estando diretamente relacionadas ao aumento na produção e na disseminação de informação em nível global. Elas fazem parte de uma realidade mais ampla, que abrange transformações nas esferas tecnológicas, sociais, econômicas, políticas e culturais, denominada sociedade da informação segundo a visão de alguns autores. Neste sentido, as TICs atuam na mediação de várias ações cotidianas, inclusive no campo da aprendizagem, em que se destacam por apoiar a relação entre o indivíduo e seus objetos de estudo. Considerando esses aspectos, o objetivo do presente artigo foi analisar as TICs como instrumentos de mediação entre o indivíduo e seus objetos de estudo. A pesquisa foi exploratória e teve como participantes estudantes concluintes de diversos cursos de graduação, das áreas de ciências humanas, biológicas e exatas, matriculados em uma disciplina eletiva sobre TICs no contexto de aprendizagem, de uma universidade privada do interior do estado de São Paulo. Foram selecionados e analisados três exemplos de uso de tecnologias apontadas pelos estudantes no âmbito das atividades da disciplina. Os resultados sugerem que os recursos tecnológicos empregados na mediação entre o indivíduo e seus objetos de estudo, tanto físicos como abstratos, possuem o potencial de proporcionar uma experiência mais relevante e diferenciada ao indivíduo, tornando sua aprendizagem mais eficiente e eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Hipólito Roza, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor Doutor do Centro de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Paulista, mestre em Ciência da Informação e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pós-Doutorado pela Universidade São Francisco.

Referências

ALVES, Nelson Aparecido; ROZA, Rodrigo Hipólito. Gamificação no ensino de administração: o uso da plataforma Kahoot em uma disciplina de gestão de projetos. Revista Tecnologias na Educação, v. 25, p. 1-9, 2018.

BRAGA, Mariluci. Realidade virtual e educação. Revista de biologia e ciências da terra, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2001.

BRAGHIROLLI, Lynceo Falavigna et al. Benefits of educational games as an introductory activity in industrial engineering education. Computers in Human Behavior, v. 58, p. 315-324, 2016.

CASTELLS, Manuel. The rise of the network society: The information age: Economy, society, and culture. Oxford: Wiley-Blackwell., 2010.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

GOMES, Vanêssa Xavier Silva Sousa; MARINHO, Alice Maria Correia Pequeno; CARNEIRO, Cleide. Jogo digital como estratégia para aprendizagem da anatomia do aparelho locomotor humano na perspectiva de discentes do curso de educação física. Revista Tecnologias na Educação, v. 17, p. 1-11, 2016.

GUIMARÃES, Sérgio M.; LEGEY, Ana P.; MÓL, Antônio CA. Realidade virtual na educação médica: ambiente cirúrgico virtual como base para estratégias de enfrentamento de situações estressoras. Revista Carioca de Ciência, tecnologia e educação, v. 1, n. 1, p. 77-92, 2016.

LEE, Elinda Ai-Lim; WONG, Kok Wai. Learning with desktop virtual reality: Low spatial ability learners are more positively affected. Computers & Education, v. 79, p. 49-58, 2014.

LÉVY, Pierre. O que é Virtual. São Paulo: Ed. 34, 1996.

MANSELL, Robin; TREMBLAY, Gaëtan. Renewing the knowledge societies vision for peace and sustainable development. Paris: UNESCO, 2013.

MCLAREN, Bruce M. et al. A Computer-based Game that Promotes Mathematics Learning More than a Conventional Approach. International Journal of Game-Based Learning (IJGBL), v. 7, n. 1, p. 36-56, 2017.

NETO, José Francisco Barbosa; FONSECA, Fernando de Souza da. Jogos educativos em dispositivos móveis como auxílio ao ensino da matemática. Revista Novas Tecnologias na Educação – RENOTE, v. 11, n. 1, 2013.

PINHO, José Antonio Gomes de. Sociedade da informação, capitalismo e sociedade civil: reflexões sobre política, internet e democracia na realidade brasileira. Revista de Administração de empresas, v. 51, n. 1, p. 98-106, 2011.

RICHIT, Adriana. Implicações da Teoria de Vygotsky aos Processos de Aprendizagem e Desenvolvimento em Ambientes Mediados pelo Computador. Revista Perspectiva, v. 28, n. 103, p. 21-32, 2004.

ROZA, Rodrigo Hipólito. Revolução informacional e os avanços tecnológicos da informática e das telecomunicações. Ciência da Informação em Revista, v. 4, n. 3, p. 03-11, 2017.

ROZA, Rodrigo Hipólito. TICs na aprendizagem sob a perspectiva sociointeracionista. Política e Gestão Educacional, v. 22, n. 2, p. 498-506, 2018.

ROZA, Rodrigo Hipólito; WECHSLER, Solange Muglia. Análise da produção científica sobre estilos de aprendizagem e uso de tecnologias. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 11, n. 37, p. 13-26, 2017a.

ROZA, Rodrigo Hipólito; WECHSLER, Solange Muglia. O uso das tecnologias da informação e comunicação por estudantes universitários de Administração. Competência – Revista da Educação Superior do Senac-RS, v. 10, n. 2, p. 1-7, 2017b.

SFORNI, Marta Sueli de Faria. Aprendizagem e desenvolvimento: o papel da mediação. In: CAPELLINI, Vera Lúcia Fialho, MANZONI, Rosa Maria (Org.). Políticas públicas, práticas pedagógicas e ensino-aprendizagem: diferentes olhares sobre o processo educacional. 1ª ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008.

SILVA, Edna Lúcia da; CAFÉ, Lígia; CATAPAN, Araci Hack. Os objetos educacionais, os metadados e os repositórios na sociedade da informação. Ciência da Informação, v. 39, n. 3, p. 93-104, 2010.

TAKAHASHI, Tadao (Org.). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

VYGOTSKI, Lev Semyonovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2019-12-07

Como Citar

ROZA, R. H. AS TICS COMO MEDIADORAS DA RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E SEUS OBJETOS DE ESTUDO: ICTS AS MEDIATORS OF THE RELATIONSHIP BETWEEN THE INDIVIDUAL AND ITS STUDY OBJECTS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 3, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.47921. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/47921. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS/PESQUISAS EM ANDAMENTO