INCLUSÃO PARA ALÉM DA INSERÇÃO. TECNOLOGIA, INCLUSÃO DIGITAL E CIDADANIA E O PAPEL DO PROFESSOR DE HISTÓRIA NA SALA DE AULA

REFRAMES OF INCLUSION BEYOND INSERTION. TECHNOLOGY, DIGITAL INCLUSION AND CITIZENSHIP AND THE ROLE OF THE HISTORY TEACHER IN THE CLASSROOM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.47981

Palavras-chave:

Inclusão digital, Tecnologia Digital da Informação e Comunicação, Inclusão social, Cidadania

Resumo

Este estudo intenta discutir a contribuição do uso das tecnologias digitais para o Ensino como forma de a inclusão digital e social dos alunos. Apoiado em autores como Bonilla (2005); Bonilla e Pretto (2011); Bonilla e Oliveira (2011); Lemos (2007; 2011); Castells (2002; 2003; 2005) e Bittencourt (2011), o texto aborda a necessidade da inserção crítica das tecnologias no Ensino como requisito para que a inclusão digital aconteça. Discorre sobre as diferentes compreensões do termo inclusão digital, a partir de alguns autores e programas governamentais, bem como a relação entre os conceitos de inclusão digital, inclusão social e cidadania, intimamente entrelaçados. A pesquisa, de cunho bibliográfico, busca, por fim, enveredar pela perspectiva cidadã da inclusão digital, posicionando-se pela defesa de uma inclusão digital que possibilite o uso consciente e autoral das tecnologias pelo aluno, tornando o ensino de História mais significativo e condizente com as demandas da era do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Augusto Tamanini, Universidade Federal Rural do Semi-árido

Pós-Doutor em História (PNPD-CAPES/UFPR, 2017); Doutor em História (UFSC, 2013); Mestre em História pela UDESC (2010). Coordenador do Grupo de Pesquisa Imagens e Ensino (CNPq/UFERSA).

Maria do Socorro Souza, Universidade Federal Rural do Semiárido

Universidade Federal Rural do Semiárido. Mestre do Programa de Pós-Graduação em Ensino. Licenciada em Letras, habilitação Língua Portuguesa e Inglesa, e em Direito. Experiência profissional como docente de Língua Portuguesa e Inglesa no ensino fundamental e médio da rede publica estadual e municipal de Mossoró-RN. Coordenadora do  Programa de formação continuada de professores, para a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula.

Referências

ARAÚJO, Eliany Alvarenga de. Informação, sociedade e cidadania: gestão da informação no contexto de organizações não-governamentais (ONGs) brasileiras. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 155-167, maio/ago. 1999.

ASSMANN, Hugo. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 07-15, maio-agosto/2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a02v29n2>. Acesso em: 10 fev. 2019.

BONILLA, Maria Helena Silveira. Escola aprendente: para além da sociedade da informação. Rio de Janeiro: Quartet, 2005.

______ ; OLIVEIRA, Paulo C. S de. Inclusão digital: ambiguidades em curso. In: BONILLA, Maria H. S.; PRETTO, N. de Luca (Orgs.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011, vol. 2, p. 23-48.

______ ; PRETTO, Nelson de Luca. Apresentação. In: BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson de Luca (orgs.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011, p. 09-13.

BRASIL. Decreto nº 7.175, de 12 de maio de 2010. Institui o Programa Nacional de Banda Larga - PNBL; dispõe sobre remanejamento de cargos em comissão; altera o Anexo II ao Decreto no 6.188, de 17 de agosto de 2007; altera e acresce dispositivos ao Decreto no 6.948, de 25 de agosto de 2009; e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7175.htm>. Acesso em: 14 fev. 2019.

______. Decreto nº 3.294, de 15 de dezembro de 1999. Institui o Programa Sociedade da Informação e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3294.htm>. Acesso em: 13 fev. 2019.

______. Decreto nº 5.542, de 20 de setembro de 2005. Institui o Projeto Cidadão Conectado - Computador para Todos, no âmbito do Programa de Inclusão Digital, e dá outras providências. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato 2004-2006/2005/Decreto/D5542.htm>. Acesso em: 18 fev. 2019.

______. Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Disponível em: http://www.plan alto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm. Acesso em: 02 mar. 2019.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e terra, 2002.

______. O caos e o progresso. Entrevista. 2005. Entrevistadora: Keli Lynn Boop. Disponível em: <http://www.extraclasse.org.br/edicoes/2005/03/o-caos-e-o-progresso>. Acesso em: 23 fev. 2019.

CASTELLS, Manuel. Internet e Sociedade em Rede. In: MORAES, Dênis de (Org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003. p. 255-287.

COELHO. Franklin Dias. A cidade digital e a apropriação social da inovação tecnológica. In: SILVEIRA, Sérgio Amadeu da (Org.). Cidadania e redes digitais. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil: Maracá – Educação e Tecnologias, 2010. Disponível em: <http://www.cidadaniaeredesdigitais.com. br/_files/livro.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

LEMOS, André. Cidade digital: portais, inclusão e redes no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2007.

______. Prefácio. In: BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson de Luca (orgs.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011. pp. 15-21.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

LIRA, Bruno Carneiro. O professor sociointeracionista e @ inclusão escolar. Editora Paulinas, 2010.

ONU. Resolução A/HRC/32/L.20. 2016. Disponível em: <http://www.un.org/ga/ search/view_doc.asp?symbol=A/HRC/32/L.20>. Acesso em: 20 fev. 2019.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

TAMANINI, P. A.; SOUZA, M. do S. INCLUSÃO PARA ALÉM DA INSERÇÃO. TECNOLOGIA, INCLUSÃO DIGITAL E CIDADANIA E O PAPEL DO PROFESSOR DE HISTÓRIA NA SALA DE AULA: REFRAMES OF INCLUSION BEYOND INSERTION. TECHNOLOGY, DIGITAL INCLUSION AND CITIZENSHIP AND THE ROLE OF THE HISTORY TEACHER IN THE CLASSROOM. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 3, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.47981. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/47981. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - CORPO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS