UM ESTUDO DE CASO DE ALUNAS COM DEFICIÊNCIA NEOMOTORA: UMA ANÁLISE DE SUA VIVÊNCIA ESCOLAR EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO REGULAR NA ÓTICA DE SEUS PROFESSORES
A CASE STUDY OF STUDENTS WITH NEUROMOTIVE DISABILITIES: AN ANALYSIS OF THEIR SCHOOL EXPERIENCE IN A REGULAR EDUCATION INSTITUTION FROM THEIR TEACHERS’ PERSPECTIVE
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n1.51191Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Prática Docente, Professor de ApoioResumo
O trabalho aqui apresentado busca compreender como é a vida escolar de duas alunas com deficiência neuromotora, ótica dos profissionais da educação que as acompanham diariamente em uma escola da rede municipal da cidade de Esmeraldas, em Minas Gerais. A escolha do tema se deu pelo interesse em compreender como os educadores do Ensino Fundamental I enfrentam os desafios de trabalhar com alunas com necessidades educacionais especiais, sendo que uma apresentava sequelas de mielomeningocele, e a outra, sequelas de hipóxia perinatal. Para realização deste estudo foram feitas inúmeras leituras, observações e entrevistas. Foram selecionadas as profissionais da educação que mantinham contato mais próximo com estas alunas. Percebeu-se, com este estudo, o despreparo e a insegurança das profissionais em trabalhar com crianças com este tipo de limitações, assim como também foi possível perceber a “exclusão” das mesmas em um ambiente que deveria ser de todos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).