PERCURSOS HISTÓRICOS DAS RECONFIGURAÇÕES MUSEAIS AO ENCONTRO DE UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL
HISTORICAL PATHS OF MUSEUM RECONFIGURATIONS: MEETING WITH DECOLONIAL EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.51696Palavras-chave:
Museu, Pedagogia decolonial, Cultura Afro-brasileiraResumo
O presente artigo se propõe a acompanhar parte das quebras de paradigmas e percepções sociais desde os primeiros museus, e seu conceito eurocêntrico e colecionista, distante da pluralidade atual, até as discussões sobre a relevância enquanto espaço público representativo da cultura afro-brasileira tendo o papel decolonial enquanto espaço não-formal de aprendizagem, aparelhos culturais esses, por vezes, perdidos no anacronismo conservador de um formato que não dialoga com os sujeitos que se propõe a refletir. A investigação utiliza da revisão narrativa de literatura como aporte metodológico, embasada em autores da área da história da museologia, da identidade cultural afro-brasileira e da educação patrimonial. Diante disso, o resultado obtido no estudo possibilitou desenhar reflexões para uma reconfiguração dos espaços museais que permitam, quando concebido criticamente, ter na sua potencialidade transformadora a oportunidade de reparar apagamentos históricos por meio de ações para visibilidade de uma diversidade cultural que realmente represente a sociedade do seu tempo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).