"FALE COM A PARTEIRA-PB”: PROMOVENDO TELEATENDIMENTO E EDUAÇÃO EM SAÚDE NA LINHA DE FRENTE DA COVID-19

"FALE COM A PARTEIRA - PB": PROMOTING TELEORIENTATION AND HEALTH EDUCATION ON THE FRONT LINE OF COVID-19

Palavras-chave: Gestação, COVID-19, Enfermagem Obstétrica

Resumo

A gestação se tornou um período de fragilidade mediante a pandemia da COVID-19. Diante disso, este artigo apresenta um relato de experiência do projeto de extensão “Fale com a Parteira - PB” (FCP-PB), vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para teleorientações a mulheres do ciclo gravídico puerperal do Estado da Paraíba durante a atual pandemia. A gestação em si já é um fenômeno em que alterações anatômicas e fisiológicas predispõem a mulher ao acometimento de infecções respiratórias. No caso das brasileiras, o risco da contaminação pelo vírus SARS-Cov-2 aumenta em razão da situação de vulnerabilidade socioeconômica e de saúde que elas se encontram. Assim, visando diminuir a exposição à COVID-19, o projeto promove teleatendimento e educação em saúde obstétrica para todas as gestantes, puérperas e parturientes paraibanas, via Instagram e WhatsApp. Nos quatro meses de projeto, as mulheres que receberam atendimento gratuito e especializado por enfermeiras obstetras  foram estimuladas a manter as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), no que tange ao isolamento social, para reduzir o risco de exposição ao SARS-Cov-2. Ademais, as mulheres que precisavam dos serviços de saúde foram orientadas sobre os centros de referência e medidas de segurança. O projeto “Fale com a Parteira-PB” também se apresentou com potencialidade para ser replicado por gestores da saúde tendo em vista que é de baixo custo e de acesso remoto rápido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isli Maria Oliveira Martins, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Acadêmica em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Extensionista bolsista do projeto de extensão da UFPB “Fale com a Parteira- PB: Comunicação social e educação popular em saúde para gestantes, parturientes e puérperas no contexto da Pandemia COVID-19”.

Amanda Guedes de Lima dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, extensionista na área de ginecologia e obstétrica e saúde mental.

Waglânia de Mendonça Faustino e Freitas, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Mestre em Enfermagem em Saúde Pública pela UFPB, Doutora em Ciências pela ENSP/Fiocruz, docente do Curso de Enfermagem da UFPB na Área de Saúde da Mulher. Docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família (RENASF).

Referências

DA CRUZ, Moniky Araújo; GOMES, Nadirlene Pereira. Gestantes no contexto da pandemia. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 30, n. 2, p. e300215, 2020.

DESIGUALDADE social e econômica em tempos de Covid-19. Fiocruz, 2020. Disponível em: . Acesso em: 30 de jul. de 2020.

DIAS, Júlia Maria Gonçalves et al. Mortalidade materna. Rev Med Minas Gerais, v. 25, n. 2, p. 173-179, 2015.

GAUTHIER et al. Delivery of educational content via Instagram. Medical Education, Plymouth – Reino Unido, v. 50, p. 575–576, mai. 2016 Disponível em: . Acesso em 24 jul. 2020.

HANDAYANI, Fitri. Instagram as a Teaching Tool? Really?. Proceedings of ISELT FBS Universitas Negeri Padang, Sumatra Ocidental – Indonésia, v. 4 n.1, p. 1134-1136, mai. 2016. Disponível em: . Acesso em 24 jul. 2020.

LIMA, Marlise de Oliveira Pimentel et al. Sintomas depressivos na gestação e fatores associados: estudo longitudinal. Acta Paulista de Enfermagem, v. 30, n. 1, p. 39-46, 2017.

PINTO, Anaelisa Venâncio Antunes et al. Avaliação da mecânica respiratória em gestantes. Fisioterapia e Pesquisa, v. 22, n. 4, p. 348-354, 2015.

RAMALHO, Carla. COVID-19 na gravidez, o que sabemos? Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa, v. 14, n. 1, p. 6-7, 2020.

STATISTA. Leading countries based on Instagram audience size as of July 2020 (in millions). Disponível em: < https://www.statista.com/statistics/578364/countries-with-most-instagram-users/>. Acesso em 19 jul. 2020.

STATISTA. Leading countries based on number of WhatsApp users in 2019 (in millions). Disponível em: < https://www.statista.com/statistics/289778/countries-with-the-most-facebook-users/>. Acesso em 19 jul. 2020.

TAKEMOTO, Maira LS et al. A tragédia do COVID-19 no Brasil: 124 mortes e contagens maternas. Revista Internacional de Ginecologia e Obstetrícia, 2020.
Publicado
2021-01-26
Como Citar
OLIVEIRA MARTINS, I. M.; GUEDES DE LIMA DOS SANTOS, A.; DE MENDONÇA FAUSTINO E FREITAS, W. &quot;FALE COM A PARTEIRA-PB”: PROMOVENDO TELEATENDIMENTO E EDUAÇÃO EM SAÚDE NA LINHA DE FRENTE DA COVID-19. Revista Temas em Educação, v. 30, n. 1, 26 jan. 2021.
Seção
Dossiê - Extensão Popular

Artigos mais lidos do (s) mesmo (s) autor (es)