"FALE COM A PARTEIRA-PB”: PROMOVENDO TELEATENDIMENTO E EDUAÇÃO EM SAÚDE NA LINHA DE FRENTE DA COVID-19
"FALE COM A PARTEIRA - PB": PROMOTING TELEORIENTATION AND HEALTH EDUCATION ON THE FRONT LINE OF COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.54302Palavras-chave:
Gestação, COVID-19, Enfermagem ObstétricaResumo
A gestação se tornou um período de fragilidade mediante a pandemia da COVID-19. Diante disso, este artigo apresenta um relato de experiência do projeto de extensão “Fale com a Parteira - PB” (FCP-PB), vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para teleorientações a mulheres do ciclo gravídico puerperal do Estado da Paraíba durante a atual pandemia. A gestação em si já é um fenômeno em que alterações anatômicas e fisiológicas predispõem a mulher ao acometimento de infecções respiratórias. No caso das brasileiras, o risco da contaminação pelo vírus SARS-Cov-2 aumenta em razão da situação de vulnerabilidade socioeconômica e de saúde que elas se encontram. Assim, visando diminuir a exposição à COVID-19, o projeto promove teleatendimento e educação em saúde obstétrica para todas as gestantes, puérperas e parturientes paraibanas, via Instagram e WhatsApp. Nos quatro meses de projeto, as mulheres que receberam atendimento gratuito e especializado por enfermeiras obstetras foram estimuladas a manter as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), no que tange ao isolamento social, para reduzir o risco de exposição ao SARS-Cov-2. Ademais, as mulheres que precisavam dos serviços de saúde foram orientadas sobre os centros de referência e medidas de segurança. O projeto “Fale com a Parteira-PB” também se apresentou com potencialidade para ser replicado por gestores da saúde tendo em vista que é de baixo custo e de acesso remoto rápido.
Downloads
Referências
DESIGUALDADE social e econômica em tempos de Covid-19. Fiocruz, 2020. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/desigualdade-social-e-economica-em-tempos-de-covid-19>. Acesso em: 30 de jul. de 2020.
DIAS, Júlia Maria Gonçalves et al. Mortalidade materna. Rev Med Minas Gerais, v. 25, n. 2, p. 173-179, 2015.
GAUTHIER et al. Delivery of educational content via Instagram. Medical Education, Plymouth – Reino Unido, v. 50, p. 575–576, mai. 2016 Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/medu.13009/abstract>. Acesso em 24 jul. 2020.
HANDAYANI, Fitri. Instagram as a Teaching Tool? Really?. Proceedings of ISELT FBS Universitas Negeri Padang, Sumatra Ocidental – Indonésia, v. 4 n.1, p. 1134-1136, mai. 2016. Disponível em: <http://ejournal.unp.ac.id/index.php/selt/article/view/6942/5476>. Acesso em 24 jul. 2020.
LIMA, Marlise de Oliveira Pimentel et al. Sintomas depressivos na gestação e fatores associados: estudo longitudinal. Acta Paulista de Enfermagem, v. 30, n. 1, p. 39-46, 2017.
PINTO, Anaelisa Venâncio Antunes et al. Avaliação da mecânica respiratória em gestantes. Fisioterapia e Pesquisa, v. 22, n. 4, p. 348-354, 2015.
RAMALHO, Carla. COVID-19 na gravidez, o que sabemos? Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa, v. 14, n. 1, p. 6-7, 2020.
STATISTA. Leading countries based on Instagram audience size as of July 2020 (in millions). Disponível em: < https://www.statista.com/statistics/578364/countries-with-most-instagram-users/>. Acesso em 19 jul. 2020.
STATISTA. Leading countries based on number of WhatsApp users in 2019 (in millions). Disponível em: < https://www.statista.com/statistics/289778/countries-with-the-most-facebook-users/>. Acesso em 19 jul. 2020.
TAKEMOTO, Maira LS et al. A tragédia do COVID-19 no Brasil: 124 mortes e contagens maternas. Revista Internacional de Ginecologia e Obstetrícia, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).