TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA COMO ESPAÇO DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS
INTEGRATIVE COMMUNITY THERAPY AS A MENTAL HEALTH CARE AREA DURING THE NEW CORONAVIRUS PANDEMIC
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.54308Palavras-chave:
Terapia Comunitária Integrativa, Saúde mental, COVID-19Resumo
A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) mostra-se como uma estratégia eficaz na prevenção e no enfrentamento dos desequilíbrios emocionais causados pela pandemia do novo coronavírus. Este artigo objetiva relatar a experiência das autoras na condução de um projeto de extensão acadêmica, desenvolvido com a Terapia Comunitária Integrativa, no qual se procurou clarificar as estratégias de enfrentamento utilizadas pelos participantes durante o período de distanciamento físico em virtude da pandemia pela Covid-19. Mesmo remotamente, percebe-se a TCI como espaço de acolhimento, de fala e de escuta dos seus participantes. Concluiu-se que, mesmo diante de um contexto difícil de saúde pública, os encontros virtuais de TCI possibilitaram a troca de estratégias de enfrentamento, a formação de redes de apoio e de autoestima, o que pode acarretar resultados positivos para a promoção da saúde mental da comunidade acadêmica e da população externa, participantes do projeto.
Downloads
Referências
AFONSO, Pedro. O Impacto da Pandemia COVID-19 na Saúde Mental. Revista Científica da Ordem dos Médicos: Cartas ao editor, v. 33, n. 5, 2020.
ARAÚJO, Michell Ângelo Marques et al. A Terapia Comunitária: criando redes solidárias em um Centro de Saúde da Família. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, n. 19, p. 71-76, 2018.
BRAGA, Lucineide Alves Vieira et al. TERAPIA COMUNITÁRIA E RESILIÊNCIA: HISTÓRIA DE MULHERES. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, v. 5, n. 1, p. 3453-3471, 2013.
DE OLIVEIRA, Sanni Moraes et al. Rodas de terapia comunitária: construindo espaços terapêuticos para idosos em comunidades quilombolas. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 7, n. 4, p. 712-724, 2017.
FILHA, Maria de Oliveira Ferreira; LAZARTE, Rolando; DE PAULA BARRETO, Adalberto. Impacto e tendências do uso da Terapia Comunitária Integrativa na produção de cuidados em saúde mental. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 17, n. 2, p. 172-7, 2015.
FOCHESATTO, Waleska Pessato Farenzena. A cura pela fala. Estudos de psicanálise, n. 36, p. 165-171, 2011.
GARCIA, René. Neurobiology of fear and specific phobias. Learn Mem, v. 24, n. 9,p. 462-471, 2017.
NASCIMENTO, Alvaro Botelho de Melo. Estigma, sociabilidade e práticas terapêuticas: a terapia comunitária como âncora e alívio do Transtorno Mental. 2015. Dissertação de Mestrado.
ORNELL, Felipe et al. Pandemia de medo e COVID-19: impacto na saúde mental e possíveis estratégicas. Revista debates in psychiatry, 2020.
PRADO, Alessandra Lemes; BRESSAN, Rodrigo Affonseca. O estigma da mente: transformando o medo em conhecimento. Revista Psicopedagogia, v. 33, n. 100, p. 103-109, 2016.
SAHÃO, Fernanda Torres. Saúde mental do estudante universitário: Comportamentos que favorecem a adaptação ao ensino superior. 2019. Tese de Doutorado. Dissertação de Mestrado, não publicada, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil.
SHIGEMURA, Jun et al. Public responses to the novel 2019 coronavirus (2019‐nCoV) in Japan: Mental health consequences and target populations. Psychiatry and clinical neurosciences, v. 74, n. 4, p. 281, 2020.
SOUZA, Cleide et. al. As Redes Sociais e as Transformações Socio-culturais. Rev. Ambiente Acadêmico, v. 3, n.2, jul./dez, 2017.
WANG, CUIYAN et al. Respostas psicológicas imediatas e fatores associados durante o estágio inicial da epidemia de doença por coronavírus em 2019 (COVID-19) entre a população em geral na China. Revista internacional de pesquisa ambiental e saúde pública , v. 17, n. 5, p. 1729, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).