MANGUEZAL PARA OS SENTIDOS: UMA EXPOSIÇÃO SENSORIAL COMO PRÁTICA INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.56096

Palavras-chave:

Educação Ambiental., Educação Inclusiva., Prática Pedagógica.

Resumo

A garantia de igualdade de condições de educação e permanência na escola é um direito de todos(as) e é assegurada por lei. Desta forma, é necessário garantir meios de ensino e aprendizagem que permitam a leitura do mundo a partir do conhecimento científico, de uma forma inclusiva. Este trabalho surgiu com o propósito de aproximar estudantes com deficiência visual a um dos ecossistemas mais ricos do estado de Sergipe: os manguezais. Para tanto, objetivou-se avaliar a experiência da aplicação de uma exposição sensorial no ecossistema de manguezal como uma proposta metodológica inclusiva de ensino e aprendizagem. Inicialmente, a exposição sensorial foi produzida e avaliada. Posteriormente, foram realizadas entrevistas com os sujeitos envolvidos. Durante a exposição, os dados foram coletados a partir da observação sistemática e analisados a partir de discursos. A exposição sensorial revelou a importância da elaboração de recursos didáticos inclusivos que reflitam sobre a realidade dos(as) alunos(as), aproximando-os(as) de uma realidade previamente desconhecida, e apontou de que forma a leitura de mundo dos(as) alunos ganhou significado em meio à estimulação olfativa e tátil.

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

LIMA ALVES, F.; CADUDA DOS SANTOS, S. S. . MANGUEZAL PARA OS SENTIDOS: UMA EXPOSIÇÃO SENSORIAL COMO PRÁTICA INCLUSIVA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 58–77, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.56096. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/56096. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA