AFETIVIDADE E TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.56246Palavras-chave:
Estudo documental. Psicogenética walloniana. Atividade docente.Resumo
O objetivo da presente pesquisa é identificar as prescrições feitas aos(às) professores(as) presentes nos materiais didáticos de educação socioemocional, visando contribuir para a discussão sobre a atividade docente, em sua interface com a afetividade. Para isso, foram catalogados e analisados livros de três programas de ensino a partir da psicogenética walloniana e outros estudos críticos do campo da Educação. Foi elaborada a priori uma ficha de análise, a qual foi preenchida às cegas por duas pesquisadoras. Assim, foi possível identificar cinco características principais impostas aos profissionais, quais sejam professor-conciliador, professor-terapeuta, professor-motivador, professor-sedutor e professor-aprendiz. Pode-se perceber, portanto, que todos os materiais, partindo de uma compreensão individualizante e a-histórica de educação e de sujeito, buscam mitigar a característica reflexiva e criativa do trabalho docente, bem como prioizam os saberes atitudinais sobre as demais formas de saberes pertinentes à prática docente.
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