AFETIVIDADE E TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.56246

Palavras-chave:

Estudo documental. Psicogenética walloniana. Atividade docente.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é identificar as prescrições feitas aos(às) professores(as) presentes nos materiais didáticos de educação socioemocional, visando contribuir para a discussão sobre a atividade docente, em sua interface com a afetividade. Para isso, foram catalogados e analisados livros de três programas de ensino a partir da psicogenética walloniana e outros estudos críticos do campo da Educação. Foi elaborada a priori uma ficha de análise, a qual foi preenchida às cegas por duas pesquisadoras. Assim, foi possível identificar cinco características principais impostas aos profissionais, quais sejam professor-conciliador, professor-terapeuta, professor-motivador, professor-sedutor e professor-aprendiz. Pode-se perceber, portanto, que todos os materiais, partindo de uma compreensão individualizante e a-histórica de educação e de sujeito, buscam mitigar a característica reflexiva e criativa do trabalho docente, bem como prioizam os saberes atitudinais sobre as demais formas de saberes pertinentes à prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Laura Peralta, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Licenciada e bacharela em psicologia pela Universidade Federal de Goiás e mestranda em Psicologia do desenvolvimento e escolar/UNB

Jordana de Castro Balduino Paranahyba, UFG

Psicóloga pela PUC-Goiás, com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona. Professora Associada da área de Psicologia da Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1444222161390647
E-mail: jordanabalduino@ufg.br

Soraya Vieira Santos, UFG

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG. É professora adjunta da FE/UFG na disciplina "Psicologia da Educação" e está vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura - NEPPEC da FE/UFG. Investiga principalmente temáticas relacionadas aos fundamentos da educação, à formação de professores e à relação psicologia e educação, a partir do aporte teórico de Henri Wallon. Atualmente coordena a pesquisa "A emoção na escola: um estudo sobre como a temática da afetividade tem comparecido nas escolas de Educação Básica".

Referências

ALMEIDA, Laurinda R. de. Wallon e a Educação. In: MAHONEY, Abigail A.; ALMEIDA, Laurinda R. de. Henri Wallon: Psicologia e Educação. 11. ed. p. 71-87, 2012.

ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. Cortez Editora, 1980.

BASSO, Itacy Salgado. Significado e sentido do trabalho docente. Cad. CEDES, Campinas,

v. 19, n. 44, p. 19-32, Abril. 1998. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000100003&lng=e n&nrm=iso>. Acesso em 31 Agosto de 2020.

BRASIL. Base Comum Curricular. Brasília : MEC, 2007. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC/_20dez_site.pdf. Acesso em: 22 de dezembro de 2017.

CUNHA, Emmanuel Ribeiro. Os saberes docentes ou saberes dos professores. Revista Cocar, v. 1, n. 2, p. 31-40, Dezembro, 2007.

EYSENCK, Michael W.; KEANE, Mark t. Manual de Psicologia Cognitiva 7-. Artmed Editora, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil.

Petrópolis, Vozes. 1995.

GALVÃO, Izabel. Expressividade e emoções segundo a perspectiva de Wallon. Afetividade na escola. Alternativas teóricas e práticas, p. 71-88, 2003.

LEITE, Sérgio Antônio. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em psicologia, v. 20, n. 2, p. 355-368, Dezembro. 2012.

LIBÂNEO, José Carlos. A identidade profissional dos professores e o desenvolvimento de competências.In: Organização e gestão da escola: teoria e prática, 5º ed, p. 61-72, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. A identidade profissional dos professores e o desenvolvimento de competências. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: MF livros, 2008

LIBÂNEO, José Carlos et al. Didática e trabalho docente: a mediação didática do professor nas aulas. Concepções e práticas de ensino num mundo em mudança. Diferentes olhares para a Didática. Goiânia: CEPED/PUC GO, p. 85-100, 2011.

LIMONGUELLI, Ana Martha de Almeida. A constituição da pessoa: dimensão motora. In: A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, p. 47-59, 2004.

MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia da Educação. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação. ISSN 2175-3520, n. 20, 2005.

MESQUITA, Afonso Mancuso de; BATISTA, Jéssica Bispo; SILVA, Márcio Magalhães da. O desenvolvimento de emoções e sentimentos e a formação de valores. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Novembro. 2019.

MORGADO, Maria Aparecida. Da sedução na relação pedagógica: professor-aluno no embate com afetos inconscientes. Grupo Editorial Summus, 2002.

PAIN, Jacques. Os desafios da escola em face da violência e da globalização: submeter-se ou resistir. In: Jovens, violência e escola: um desafio contemporâneo, p. 103-124, 2010.

PALUDO, Simone dos Santos; KOLLER, Sílvia Helena. Psicologia Positiva: uma nova abordagem para antigas questões. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 17, n. 36, p. 9-20, Abril. 2007.

PATTO, Maria Helena de Souza. Mutações do cativeiro (Caminhos da semiformação). In: Mutações do cativeiro: escritos de psicologia e política. São Paulo: Hacker Editores/Edusp, p. 157-185, 2000.

SAVIANI, Demerval. A função docente e a produção do conhecimento. Educação e filosofia, v. 11, n. 21/22, p. 127-140, Outubro. 1997.

SILVA, Luís Gustavo A. Educação e Participação. Goiânia: Editora da UFG, 2006.

SILVA, J. R. S.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. Santa Vitória do Palmar, RS. v.1, n.1, julho, 2009.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante et al . O problema da avaliação das habilidades socioemocionais como política pública: explicitando controvérsias e argumentos. Educ. Soc., Campinas, v. 36, n. 130, p. 219-242, Mar. 2015. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100219&lng=e n&nrm=iso>. Acesso em 31 de agosto de 2020WALLON, Henri. O papel do outro na consciência do eu. In: Psicologia e educação da criança. Lisboa: Vega, p. 147-159, 1979.

WALLON, Henri. A formação psicológica dos mestres. In: Psicologia e educação da criança. Lisboa: Vega, p. 333-354, 1979b.

ZIMERMAN, Davi E. Atributos desejáveis para um coordenador de grupo. In: Trabalhando com grupos. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 41-7, 1997.

Downloads

Publicado

2021-08-28

Como Citar

PERALTA, A. L.; DE CASTRO BALDUINO PARANAHYBA, J. .; VIEIRA SANTOS, S. . AFETIVIDADE E TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 283–297, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.56246. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/56246. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA