Adentrando os portões da escola e tirando os sapatos dos pés: relato de experiência sobre processo pedagógico das atividades circenses

Experience report on the pedagogical process of circus activities

Autores

  • Mariana Harue Yonamine UNESP- BAURU
  • Fernanda Rossi UNESP-Bauru

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n3.60416

Palavras-chave:

Atividades circenses, Ensino fundamental, Infância

Resumo

Este relato de experiência apresenta o desenvolvimento de um projeto educativo em atividades circenses, com práticas pedagógicas ao longo de um ano letivo com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I, em uma cidade do interior paulista. O ensino e a aprendizagem das atividades circenses se orientaram a partir do entrelaçamento da perspectiva fenomenológica de corpo e a sociologia da infância. O relato foi construído apoiado nos registros do diário de campo, que consistiu em anotações diárias acerca das vivências pedagógicas. Já a avaliação contou também com os registros das percepções das crianças em grupo focal e entrevista semiestruturada com a professora da turma (Pedagoga) e diretora da escola. As principais transformações observadas foram: a ampliação das possibilidades corporais individuais e coletivas, o fortalecimento da autonomia e o protagonismo infantil e a ressignificação das relações interpessoais na escola a partir do desenvolvimento de aspectos sociais como a cooperação, a responsabilidade e o sentimento de pertencimento e formação de grupo, além da promoção da sensibilidade artística, estética e corporal.

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Biografia do Autor

Mariana Harue Yonamine, UNESP- BAURU

Graduada em Pedagogia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, campus de Bauru. 

Fernanda Rossi, UNESP-Bauru

Professora Assistente Doutora da UNESP – Universidade Estadual Paulista – campus de Bauru. Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

YONAMINE, M. H.; ROSSI, F. Adentrando os portões da escola e tirando os sapatos dos pés: relato de experiência sobre processo pedagógico das atividades circenses: Experience report on the pedagogical process of circus activities. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 3, p. 101–120, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n3.60416. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/60416. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA