CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO PARÁ NOS ANOS DE 2010 A 2018
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n2.61514Palavras-chave:
Currículo, Educação do Campo, História da EducaçãoResumo
O presente artigo consiste em uma análise documental com base na metodologia qualitativa que partiu do seguinte questionamento norteador: como o itinerário da construção curricular da educação do campo se deu no estado do Pará nos anos de 2010 a 2018? A partir disso, busca-se contribuir para a produção de conhecimento significativo e aprofundamento teórico acerca deste, haja vista que os modelos urbanos de educação não abarcam a população do campo, e este entrave é um dos diversos que fazem com que estes indivíduos percam sua identidade social. Foi fundamental ressaltar a relevância histórico-social desta comunidade por meio da apreciação dos documentos: Documento Curricular do Estado (2018) que consiste em uma normativa educacional do estado do Pará que reforça discursos, práticas e perspectivas em relação ao currículo praticado no cotidiano escolar pelos sujeitos que produzem conhecimento, além da Resolução 001/2010 CEE-PA, que trata da regulamentação das normas estaduais e nacionais aplicáveis à Educação Básica no Sistema Estadual de Ensino do Pará. Somados a isso, outros alicerces teóricos foram utilizados para referenciar a história do currículo educacional do campo para a construção de uma justiça curricular.
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