ENSINO SOLIDÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n2.61597Palavras-chave:
Ensino, Solidariedade, Scheler, DidáticaResumo
Escrever sobre ensino poderá ser repetitivo e não despertar nenhum interesse, quer-se, no entanto, abordar o problema da relação entre ensino e solidariedade, com objetivo de apresentar o conceito de solidariedade segundo Scheler e a possibilidade de vivenciar atos de ensino solidário. O termo solidariedade recebe várias conceituações e sua prática poderá se dar por motivações distintas. Porém, o texto é resultado de estudos sobre solidariedade de textos de Scheler e Freire e sobre didática, como a “arte de ensinar”. Segundo Scheler a solidariedade se dá na relação entre sua visão de “atos da pessoa individual” e “atos da pessoa coletiva”, no âmbito da vivência da comunidade coletiva. Sendo a didática não restrita a um fazer por meio de uma mera instrumentalização, mas como uma ação política e de valoração, o ensino solidário poderá ocorrer de forma pontual circunstanciado, numa relação de corresponsabilidade entre quem ensina e quem aprende, mediado pelo amor ao saber.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
ARISTÓTELES. A Política. Série filosofar. Tradução Nestor Silveira Chaves. Escala Educacional. São Paulo, 2006.
COMÉNIO, João Amós. Didática Magna. 3. ed. Lisboa: Fundação Caloute Guilbenkian, 1985.
FREIRE, Nita; OLIVEIRA, Walter Ferreira de. (orgs.). Pedagogia da solidariedade. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2016.
FROMM, Erich. A revolução da esperança – por uma tecnologia humanizada. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
KLAUS, Leila Rosibeli. Abordagem fenomenológica da antropologia filosófica: pessoa e espírito em Max Scheler. Santa Maria: Universidade federal de Santa Maria, 2014.
LIBÂNIO, José Carlos. Didática. 28. ed. São Paulo: Cortez editora, 2008.
PEREIRA, Rosane Maria Batista. O sistema ético-filosófico dos valores em Max Scheler. Porto Alegre: EST Edições, 2000.
PECORARI, Francisco. O personalismo ético e solidário de Max Scheler e o pluralismo contemporâneo. Perspectiva Filosófica, v. IX, n. 17, jan./jun. 2002, p. 107-125.
SARTRE, Jean Paul. O Ser e o Nada – Ensaio de Ontologia Fenomenológica. Tradução de Paulo Perdigão. 24. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
SCHELER, Max. Ética, II. Buenos Aires: Revista de Occidente Argentina, 1948.
SCHELER, Max. Esencia y formas de la simpatia. Buenos Aires: Editorial Losada, S.A.1950.
SCHELR, Max. A posição do homem no cosmos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
SCHULZ, Almiro. Max Scheler “in foco”. Curitiba: CRV, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).