Notas sobre o "Currículo Paulista: etapa Ensino Médio"
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.61997Palavras-chave:
Ensino médio., Currículo, Sujeito neoliberalResumo
Este é um artigo de opinião que traz algumas observações sobre o documento Currículo Paulista: etapa ensino médio, homologado em agosto de 2020 pelo governo do Estado de São Paulo. Analisam-se no artigo as estratégias, noções e argumentos utilizados pelo discurso do poder expresso no documento. Identifica-se a concepção de educação do documento, alinhada à política educacional vigente, em que as noções de competências e habilidades ocupam posição central. Apontam-se as condições de produção do documento e os interesses empresariais a respeito da definição do currículo. Conclui-se que a formação de uma subjetividade neoliberal — baseada no empreendedorismo e no protagonismo individual — é objetivo central do discurso do poder expresso no Currículo Paulista. Ressalta-se a importância da discussão sobre currículo pela sociedade para a construção de uma escola baseada, de fato, nos princípios de democracia, solidariedade e humanidade.
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