Emoções na escola:

um estudo sobre as emoções no processo de ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n3.62719

Palavras-chave:

Emoções docentes, Educação Básica, Formação de professores

Resumo

A pesquisa se propôs a reconhecer a relevância do tema emoções na perspectiva dos professores, produzir um material didático voltado para a problematização da temática emoções dos professores e promover um espaço de fala e escuta sobre o tema na formação continuada. O recorte para este artigo focaliza duas questões: qual a relevância das emoções no processo de ensino-aprendizagem, na perspectiva docente? Que estratégias são utilizadas pelos professores da Educação Básica para lidar com as próprias emoções diante de situações desafiadoras, em sala de aula? Um survey foi aplicado a 83 professores e foi feito um curso de extensão de 30 horas, do qual participaram sete docentes, todos da Educação Básica. A análise teve o apoio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionaires (IRAMUTEQ) e foi predominantemente qualitativa. Nas respostas dos professores sobre os estados emocionais em sua sala de aula, foram indicadas as emoções de alegria, prazer, frustração, tristeza, raiva, medo, amor, ansiedade e desânimo.  Sobre a forma como lidam com essas emoções, as ocorrências de palavras como controlar, respirar, conversar, acreditar, contribuir, respeitar, motivar, acolhimento, lidar e caminho, nos indicam um movimento promissor no contexto do ensino e da aprendizagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara dos Santos Villar, Colégio Pedro II

Mestre em Ensino - Colégio Pedro II. Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, Brasil.

Kátia Regina Xavier da Silva, Colégio Pedro II

Pós-Doutorado em Ciências Médicas - Colégio Pedro II. Departamento de Educação Física (Campus Engenho Novo II) e Docente no Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, Rio de Janeiro, Brasil.

Referências

BANDURA, A. et al. Role of affective self‐regulatory efficacy in diverse spheres of psychosocial functioning. Child development, v. 74, n. 3, p. 769-782, 2003.

BANDURA, A.; AZZI, G. R.; POLYDORO, S. (org.). Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BANDURA, A. Self-efficacy: toward a unifying theory of behavioral change. Psychological review, v. 84, n. 2, p. 191, 1977.

BANDURA, A. Self-efficacy: The exercise of control. H. Freeman New York, NY, 1997.

BANDURA, A. Health promotion from the perspective of social cognitive theory. Psychology and health, v. 13, n. 4, p. 623-649, 1998.

BANDURA, A.; AZZI, R. G. Teoria social cognitiva: diversos enfoques. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2017.

BANDURA, A. Toward a psychology of human agency: Pathways and reflections. Perspectives on Psychological Science, v. 13, n. 2, p. 130-136, 2018.

BZUNECK, José Aloyseo; BORUCHOVITCH, Evely. Autorregulação da motivação e das emoções: inter-relações, implicações e desafios. In: FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; BORUCHOVITCH, Evely. Autorregulação da aprendizagem: cenários, desafios, perspectivas para o contexto educativo. Petrópolis: Vozes, 2020, p.n192-212.

CASEL guide: Effective social and emotional learning programs—Preschool and elementary school edition. 2012.

CASEL; CASEL. Guide: Effective Social and Emotional Learning Programs-Middle and Highschool Edition. Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning: Chicago, IL, USA, 2015.

DA SILVA, J. G. C.; GARCIA, L. A.; RAMOS, M. F. H. Autorregulação emocional na perspectiva social cognitiva: uma revisão integrativa. Comunicações, v. 28, n. 2, p. 21-41, 2021.

ELIAS, M. J. et al. Promoting social and emotional learning: Guidelines for educators. Ascd, 1997.

ELIAS, M. J. Academic and Social-Emotional Learning. Educational Practices Series. 2003.

FARRINGTON, C. A. et al. Teaching Adolescents to Become Learners: The Role of Noncognitive Factors in Shaping School Performance. A Critical Literature Review.

Consortium on Chicago School Research, Chicago, jun. 2012.

FRENZEL, A. C. et al. Emotional transmission in the classroom: exploring the relationship between teacher and student enjoyment. Journal of educational psychology, v. 101, n. 3, 2009.

FRENZEL, A. C. Teacher emotions. In: PEKRUN, R.; LINNENBRINK-GARCIA, L. (Ed.). International handbook of emotions in education. Routledge, 2014. p. 494-518.

GROSS, J. J.; LEVENSON, R. W. Emotional suppression: physiology, self-report, and expressive behavior. Journal of personality and social psychology, v. 64, n. 6, p. 970, 1993.

GROSS, J. J.; MUÑOZ, R. F. Emotion regulation and mental health. Clinical psychology: Science and practice, v. 2, n. 2, p. 151-164, 1995.

GROSS, J. J.; RICHARDS, J. M.; JOHN, O. P. Emotion regulation in everyday life. In: SNYDER, D. K.; SIMPSON, J.; HUGHES, J. N. (Eds.), Emotion regulation in couples and families: Pathways to dysfunction and health. American Psychological Association, 2006. p. 13–35.

GROSS, J. J. (Ed.) Handbook of emotion regulation. Guilford publications, 2007.

GROSS, J. J. Emotion regulation. Handbook of emotions, v. 3, n. 3, p. 497-513, 2008.

GROSS, J. J. Emotion regulation: Current status and future prospects. Psychological inquiry, v. 26, n. 1, p. 1-26, 2015.

MCRAE, K.; GROSS, J. J. Emotion regulation. Emotion, v. 20, n. 1, p. 1, 2020.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL et al. Education for life and work: Developing transferable knowledge and skills in the 21st century. National Academies Press, 2012.

PEKRUN, R. Emotions and learning. Educational practices series, v. 24, n. 1, p. 1- 31, 2014.

PEKRUN, R.; LINNENBRINK-GARCIA, L. (Ed.). International handbook of emotions in education. Routledge, 2014.

PEKRUN, R. et al. Emotions at school. Routledge, 2018.

SCHUTZ, P. A.; PEKRUN, R.; PHYE, G. D. Emotion in education. San Diego, CA: Academic Press, 2007.

SCHUTZ, P. A. et al. Teacher identities, beliefs, and goals related to emotions in the classroom. In: SCHUTZ, P. A.; PEKRUN, E. (Eds.). Emotion in education. Elsevier Academic Press, 2007. p. 223-241.

TOGETHER, Strive. Beyond content: Incorporating social and emotional learning into the strive framework: Vol. III: A compendium of social and emotional competency measures. 2013.

WORLD HEALTH ORGANIZATION et al. Programme on mental health: life skills in schools. WHO/MNH/PSF/93.7 A Rev. 2. Geneva: WHO, 1997. Disponível em: http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/63552/WHO_MNH_PSF_93. 7A_Rev. 2. pdf, 1997. Acesso em: jan. 2022.

WORLD HEALTH ORGANIZATION et al. Creating an environment for emotional and social well-being. WHO Information Series on School Health, 2005.

WORLD HEALTH ORGANIZATION et al. Skills for health: Skills-based health education including life skills: An important component of a child-friendly/health-promoting school. 2003.

WORLD HEALTH ORGANIZATION et al. Shanghai Declaration on Promoting Health in the 2030 Agenda for Sustainable Development 2016. Disponível em: www.who.int/healthpromotion/conferences/9gchp/shanghai-declaration/en. 2018. Acesso em: jan. 2022.

WORLD HEALTH ORGANIZATION et al. Life skills education school handbook: prevention of noncommunicable diseases: approaches for schools. 2020.

YIN, H. et al. Exploring the relationship among teachers' emotional intelligence, emotional labor strategies and teaching satisfaction. Teaching and teacher education, v. 35, p. 137-145, 2013.

ZINS, J. E.; ELIAS, M. J. Social and emotional learning: Promoting the development of all students. Journal of Educational and Psychological Consultation, v. 17, n. 2-3, p. 233-255, 2007.

ZINS, J. E. (Ed.). Building academic success on social and emotional learning: What does the research say?. Teachers College Press, 2004.

Downloads

Publicado

2022-11-11

Como Citar

DOS SANTOS VILLAR, L.; REGINA XAVIER DA SILVA, K. Emoções na escola: : um estudo sobre as emoções no processo de ensino e aprendizagem. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 3, p. e-rte313202201, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n3.62719. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/62719. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA