Emoções na escola:
um estudo sobre as emoções no processo de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n3.62719Palavras-chave:
Emoções docentes, Educação Básica, Formação de professoresResumo
A pesquisa se propôs a reconhecer a relevância do tema emoções na perspectiva dos professores, produzir um material didático voltado para a problematização da temática emoções dos professores e promover um espaço de fala e escuta sobre o tema na formação continuada. O recorte para este artigo focaliza duas questões: qual a relevância das emoções no processo de ensino-aprendizagem, na perspectiva docente? Que estratégias são utilizadas pelos professores da Educação Básica para lidar com as próprias emoções diante de situações desafiadoras, em sala de aula? Um survey foi aplicado a 83 professores e foi feito um curso de extensão de 30 horas, do qual participaram sete docentes, todos da Educação Básica. A análise teve o apoio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionaires (IRAMUTEQ) e foi predominantemente qualitativa. Nas respostas dos professores sobre os estados emocionais em sua sala de aula, foram indicadas as emoções de alegria, prazer, frustração, tristeza, raiva, medo, amor, ansiedade e desânimo. Sobre a forma como lidam com essas emoções, as ocorrências de palavras como controlar, respirar, conversar, acreditar, contribuir, respeitar, motivar, acolhimento, lidar e caminho, nos indicam um movimento promissor no contexto do ensino e da aprendizagem.
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