REFLEXÕES QUANTO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE INGLÊS AOS SURDOS

EM BUSCA DE PROPOSTAS PLURILINGUES

Autores

  • Fernanda Seidel Bortolotti Unicentro
  • Eliziane Manosso Streiechen Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n2.63065

Palavras-chave:

educação de surdos, ensino de inglês, plurilinguismo

Resumo

O conhecimento da Língua Inglesa, principal escolha mundial, quando se trata do aprendizado de uma língua adicional, proporciona acesso às informações e à comunicação em grande parte dos continentes. Contudo, as práticas pedagógicas são fundamentais no processo de ensino/aprendizagem de qualquer língua estrangeira. A adequação dessas práticas permite que alunos surdos também adquiram uma segunda língua.  Nessa direção, a presente revisão sistemática tem como intuito analisar o cenário atual das pesquisas na área de ensino de línguas para surdos, particularmente, quanto à adoção de técnicas para ensinar Inglês a estes estudantes. Após seleção, dez produções foram consideradas para o corpus. Os resultados revelam que os estudos científicos, bem como as leis, que amparam os direitos dos surdos em sua escolaridade, progrediram ao longo dos anos, o que permite compreender esses processos de forma mais profunda. No Brasil, no que se refere ao ensino de Inglês para surdos, os achados apontam para a necessidade de se adotar a abordagem plurilíngue, considerando a Libras como Língua 1 (L1), o Português como Língua 2 (L2) e o Inglês como Língua 3 (L3) nesse processo.

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Biografia do Autor

Fernanda Seidel Bortolotti, Unicentro

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Eliziane Manosso Streiechen , Unicentro

Docente do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus Irati-PR. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

SEIDEL BORTOLOTTI, F.; MANOSSO STREIECHEN , E. . REFLEXÕES QUANTO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE INGLÊS AOS SURDOS: EM BUSCA DE PROPOSTAS PLURILINGUES. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 74–88, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n2.63065. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/63065. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO