REFLEXÕES QUANTO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE INGLÊS AOS SURDOS
EM BUSCA DE PROPOSTAS PLURILINGUES
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n2.63065Palavras-chave:
educação de surdos, ensino de inglês, plurilinguismoResumo
O conhecimento da Língua Inglesa, principal escolha mundial, quando se trata do aprendizado de uma língua adicional, proporciona acesso às informações e à comunicação em grande parte dos continentes. Contudo, as práticas pedagógicas são fundamentais no processo de ensino/aprendizagem de qualquer língua estrangeira. A adequação dessas práticas permite que alunos surdos também adquiram uma segunda língua. Nessa direção, a presente revisão sistemática tem como intuito analisar o cenário atual das pesquisas na área de ensino de línguas para surdos, particularmente, quanto à adoção de técnicas para ensinar Inglês a estes estudantes. Após seleção, dez produções foram consideradas para o corpus. Os resultados revelam que os estudos científicos, bem como as leis, que amparam os direitos dos surdos em sua escolaridade, progrediram ao longo dos anos, o que permite compreender esses processos de forma mais profunda. No Brasil, no que se refere ao ensino de Inglês para surdos, os achados apontam para a necessidade de se adotar a abordagem plurilíngue, considerando a Libras como Língua 1 (L1), o Português como Língua 2 (L2) e o Inglês como Língua 3 (L3) nesse processo.
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