A contação de histórias e suas implicações no processo de formação do pedagogo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64182Palavras-chave:
Pedagogia., Formação Inicial, Contação de históriasResumo
O presente artigo tem como objeto de estudo a contação de histórias, verificando como se dá o processo de aprendizagem por meio da contação de histórias na formação inicial do docente. Partimos da concepção de que o contato com a literatura infantil, por meio da arte de contar histórias, pode levar a criança ao encantamento próprio, às experiências artísticas, o que pode despertar na criança o interesse pela leitura por prazer. Os procedimentos metodológicos consistiram em pesquisa bibliográfica e documental, de caráter qualitativo e exploratório, bem como a aplicação de questionários aos alunos do 1° ao 8º semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (Faed) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Para tanto, foram utilizados como referenciais teóricos os autores Abramovich (2009) e Simões (2000) entre outros. Sobre os dados encontrados nas produções acadêmicas analisadas, foi possível identificar um movimento a favor da contação de histórias dentro da sala de aula. Como resultados, compreendemos a importância dada à aprendizagem da arte da contação de histórias ao longo da formação acadêmica do docente.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2009.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 25 set. 2019.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
DAVID, Ricardo Santos. Literatura infanto-juvenil: discussões sobre o panorama histórico e gênero literário e suas características. Produção literária. A prática da leitura na escola e na sociedade. Cadernos discursivos, Catalão, v. 1, n. 1, p.66-84, 2016. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/595/o/Ricardo.pdf. Acesso em 14 out. 2019.
FERREIRA, Aline Holanda Valdevino. Contando histórias: uma ponte para o letramento. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, 2015.
FERREIRA, Simonica da Costa. Criação e contação de histórias: um jogo de dados como ação poética e sua contribuição na formação inicial docente. 2020. 142 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.
GAMA, Ana Beatriz Bolivar da. A “contação de histórias” no currículo do curso de Pedagogia da Faculdade Metodista Granbery. 2017. 268 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, 2017.
KLEIMAN, Ângela. Leitura: ensino e pesquisa. 2. ed. Campinas: Pontes, 2001.
MICARELLO, Hilda; BAPTISTA, Mônica Correia. Literatura na educação infantil: pesquisa e formação docente. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 72, p. 169-186, dez. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.62731. Acesso em: 14 ago. 2019.
SILVA, Carla Elisabete Cassel. A contação de histórias na extensão universitária e sua contribuição para a formação acadêmica. 2016 .156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
SILVA, Valquíria Duarte. Contar histórias com e no corpo: uma metodologia da pedagogia performativa na formação continuada docente. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
SIMÕES, Vera Lucia Blanc. Histórias infantis e aquisição de escrita. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, p. 22-28, mar. 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000100004. Acesso em 15 set. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Resolução nº 567, de 30 de novembro de 2018. Aprova o item 7 Currículo, parte integrante do novo Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia – Licenciatura da Faculdade de Educação, nos termos do anexo desta Resolução. Campo Grande: UFMS, 2018. Disponível em: https://faed.ufms.br/files/2017/07/PPC-Estrutura-2019-567_Item_7_projeto_pedagogico.pdf; Acesso em: 26 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).