Memória e cultura em Vila Maú:
a importância dos cordões teatrais
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64467Palavras-chave:
Cordões Teatrais, Memória, Cultura, Vila MaúResumo
Esta pesquisa versa sobre os Cordões Teatrais – manifestação cultural de Vila Maú, comunidade pertencente a Marapanim-Pará. É resultado de uma pesquisa de conclusão de curso em especialização em educação do campo, a fim de se obter informações a respeito dos cordões teatrais existentes na localidade e verificar a importância dessas representações teatrais para os moradores mais antigos da Vila, identificar os temas mais recorrentes nos cordões e elucidar a importância dessa representação cultural para a conservação da memória local à população mais jovem. Para a realização desta pesquisa, valemo-nos dos estudos bibliográficos sobre História Oral, Memória e Cultura, que contribuíram para o aprofundamento do tema. A partir das análises das entrevistas, verificamos que os Cordões Teatrais possuem grande importância na vida desses sujeitos do campo, uma vez que, por meio deles, podem obter conhecimentos significativos para a vida comunitária, assim como compreendem o valor dos diferentes saberes existentes. Com relação aos temas mais recorrentes nos Cordões Teatrais, verificamos que os cordões de animais em geral são os mais constantes.
Downloads
Referências
ALBÓ, X. Cultura, Interculturalidade e Inculturação. Coleção Educadores Populares. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
ALCOFORADO, D. F. X. Boitatá – Revista do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL INSS 1980 – 4504. Número especial – ago-dez de 2008. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/viewFile/30952/21774
BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
BRASIL. Documento Curricular do Município de Marapanim – PA, alinhado à BNCC para 2020, 2019.
CARMO, A. M. F.; NEVES, M. R. T. Marapanim Conta: um estudo das narrativas orais populares de Marapanim. 2018. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Monografia). Universidade Federal do Pará, Pará, 2018.
CARVALHO, L. O. R.; DUARTE, F. R.; MENEZES, A. H. N.; SOUZA, T. E. S. [et al.]. Metodologia científica: teoria e aplicação na educação à distância – Petrolina-PE, 2019. 83 p.: 20 cm. 1 Livro digital.
FREITAS, S. A. de; COSTA, M. J. da. A Identidade Social do Idoso: Memória e Cultura Popular. Revista Conexão UEPG, vol. 7, núm. 2, jul-dez, 2011, pp. 202-211. Universidade Estadual de Ponta Grossa Ponta Grossa, Brasil.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.
MEIHY, J. C. e HOLANDA, F. História oral – como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2019.
OLIVEIRA, H. T. Educação ambiental para a conservação para a biodiversidade: animais de topo de cadeia [livro eletrônico]. São Carlos, SP: Diagrama Editorial, 2016. 200 p. :pdf. Disponível em: https://www.academia.edu/32926038/educa%c3%87%c3%83o_ambiental_para_a_conserva%c3%87%c3%83o_da_biodiversidade_animais_de_topo_de_cadeia
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).