Avaliação de mestrado:

um estudo com egressos do programa de pós-graduação em Agronegócios da Universidade de Brasília

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.65301

Palavras-chave:

Educação Superior; Programas de Pós-Graduação; Acompanhamento de egresso; Avaliação de Egressos.

Resumo

O acompanhamento de egressos dos programas de pós-graduação é fonte de avaliação essencial para verificar se os objetivos da formação atendem às expectativas das instituições, do mercado de trabalho e da sociedade. Este estudo investigou as percepções dos ex-alunos do Programa de Mestrado em Agronegócios da Universidade de Brasília - Propaga/UnB em relação à formação e às contribuições do programa em suas trajetórias profissionais e pessoais. A pesquisa, de caráter descritivo e aplicado, combinou abordagens qualitativas e quantitativas. A amostra incluiu 103 ex-alunos com título de mestre até 2020, desde a criação do programa em 2006. Foi utilizado um questionário eletrônico com 21 indicadores, abordando três dimensões: vida pessoal, profissional e programa. Os resultados destacaram pontos positivos e aspectos que requerem atenção dos coordenadores e professores. Entre os pontos positivos, foram enfatizados a qualidade do corpo docente, a assistência aos estudantes e a carga horária. Quanto aos aspectos a serem aprimorados, foram mencionados a infraestrutura e a disponibilidade de equipamentos tecnológicos. Adicionalmente, ressaltou-se a importância de capacitar os pós-graduandos para atuarem como docentes e em organizações públicas. Essas informações contribuem para o aprimoramento do programa, buscando oferecer uma formação de qualidade e atender às demandas dos ex-alunos e da sociedade.

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Biografia do Autor

Sheyla Vanzella, Universidade de Brasília

Possui graduação em Administração pela Universidade Potiguar (2011). Pós-Graduada em Administração Financeira pela UNI-RN. Mestre em Gestão Pública pela Universidade de Brasília. Atua como administradora da Universidade de Brasília na área de Planejamento. Tem experiência na área de Administração. (Texto informado pelo autor) - http://lattes.cnpq.br/8057645370120176

Maria Júlia Pantoja, Universidade de Brasília

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1988), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1998) e doutorado em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade de Brasília (2004). Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Políticas Públicas na área de Treinamento, Desenvolvimento e Educação - TD&E, com publicações e pesquisas em avaliação da efetividade de programas de Treinamento e Desenvolvimento. Atua em projetos de pesquisa focalizando os seguintes temas: educação corporativa, qualidade de vida no teletrabalho (e-QVT), liderança pública e competências emergentes no contexto da transformação digital, redes sociais nos novos arranjos produtivos do agronegócio.

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Publicado

2023-07-17

Como Citar

VANZELLA, S.; PANTOJA, M. J. Avaliação de mestrado:: um estudo com egressos do programa de pós-graduação em Agronegócios da Universidade de Brasília. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202341, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.65301. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/65301. Acesso em: 18 dez. 2024.