Alguns aspectos da instrução pública primária na província do Grão-Pará durante as primeiras duas décadas da descentralização (1834-1854)

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DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66306

Palavras-chave:

Instrução Pública Primária, Descentralização, Província do Grão-Pará

Resumo

Este artigo trata do modo como se deu a organização da instrução pública primária na província do Grão-Pará durante as duas primeiras décadas de vigência da Lei no 16, de 12 de agosto de 1834, também conhecida como Ato Adicional de 1834, que descentralizou a instrução pública, primária e secundária, passando para as províncias a responsabilidade de legislar e manter por seus próprios meios esses níveis de instrução. Partindo de uma análise fundamentada no materialismo histórico, a instrução pública é percebida como um produto das relações de produção vigentes na sociedade daquele momento histórico, baseado na produção agrícola, exportadora e dependente da mão de obra escrava, como era a sociedade brasileira a época.  Compreendendo as especificidades existentes na província em questão e a forma como impactaram a instrução pública, entre elas se podem destacar a desfavorável situação econômica e os efeitos da Cabanagem e da repressão a ela empreendida pelas autoridades provinciais. A escolha dos aspectos abordados considerou a relevância que lhes eram atribuídos nas fontes utilizadas, a saber: a legislação educacional e os discursos, falas e relatórios dos presidentes e vice-presidentes da província.

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Biografia do Autor

Duci Alves de Matos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduada em História pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Anselmo Alencar Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Educação. Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFOPA e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia-Doutorado Acadêmico (Associação em Rede-Polo Santarém/UFOPA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil-HISTEDBR/UFOPA.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

ALVES DE MATOS, D.; ALENCAR COLARES, A. Alguns aspectos da instrução pública primária na província do Grão-Pará durante as primeiras duas décadas da descentralização (1834-1854). Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202421, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66306. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66306. Acesso em: 24 dez. 2024.

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