Memória, Educação e Formação:
trajetória do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66307Palavras-chave:
Pós-graduação, Universidade Federal do Ceará, EducaçãoResumo
Em anos recentes, a pós-graduação tem sido objeto de estudo cada vez mais recorrente nas pesquisas educacionais. Partindo dessa premissa, este ensaio tem por objetivo refletir sobre a pós-graduação no Brasil e, mais especificamente, resgatar parte da história do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio das suas propostas formativas ao longo do tempo. Para tanto, fez-se uso de bibliografia especializada, bem como documentos relativos à criação dos cursos de mestrado e doutorado em Educação da UFC. Os resultados obtidos indicaram que o Programa passou por um processo longo de maturação antes de sua criação e vem formando, com consistência, recursos humanos nos níveis de mestrado e doutorado há mais de 45 anos. Por fim, considerando a conjuntura dos últimos tempos, concluímos que existem desafios consideráveis a serem enfrentados, não só pelo Programa, mas pelo conjunto da pós-graduação nacional como um todo.
Downloads
Referências
CORSETTI, Berenice. A análise documental no contexto da metodologia qualitativa: uma abordagem a partir da experiência de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação da UNISINOS. UNIrevista, São Leopoldo, Editora UNISINOS, v. 1, n. 1, p. 32-46, janeiro, 2006.
FERREIRA, Marieta de Moraes; MOREIRA, Regina da Luz. Capes, 50 anos. Depoimentos ao CPDOC/FGV. Brasília: CAPES, 2001.
LOIOLA, Francisco Antonio. Pesquisa e Pós-graduação em Educação no Brasil: o caso do mestrado em Educação da Universidade Federal do Ceará, 173 f. Trabalho de conclusão de curso (Dissertação) - Mestrado em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, 1991.
MARCHETTI, Maria Lujan. Universidade: produção e compromisso. Fortaleza: Edições UFC, 1980.
MOTTA, Rodrigo Patto Sá. As Universidades e o Regime Militar: cultura política e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
NEUENFELDT, Manuelli Cerolini; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Pós-graduação e Pós-graduação em Educação no Brasil: um breve histórico. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, Editora PUC-Campinas, v. 1, n. 24, p. 85-95, junho, 2008.
RAMALHO, Betania Leite; MADEIRA, Vicente de Paulo Carvalho. A pós-graduação em Educação no Norte e Nordeste: desafios, avanços e perspectivas. Rev. Bras. Educ. Rio de Janeiro, ANPEd, s/v, nº 30, p. 70-81, set-dez, 2005.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Centro de Estudos Sociais Aplicados – Departamento de Educação. Projeto do Mestrado em Educação. Fortaleza, 1975.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Faculdade de Educação. Processo de recredenciamento do curso de mestrado em Educação (Autorização para o Curso de Doutorado). Fortaleza, 1994.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, Reitoria. Anuário Estatístico da UFC 2019 (base 2018). UFC: 2019. Disponível em: https://www.ufc.br/a-universidade/documentos-oficiais/322-anuario-estatistico. Acesso em: março de 2023.
VIEIRA, Sofia Lerche. Ensino Superior: o discurso do projeto da reforma de 1968, 145 f, Trabalho de conclusão de curso (Dissertação) - Mestrado em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).