Memória, Educação e Formação:

trajetória do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará

Autores

  • José Antônio Gabriel Neto Universidade Federal do Ceará
  • Luís Távora Furtado Ribeiro Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66307

Palavras-chave:

Pós-graduação, Universidade Federal do Ceará, Educação

Resumo

Em anos recentes, a pós-graduação tem sido objeto de estudo cada vez mais recorrente nas pesquisas educacionais. Partindo dessa premissa, este ensaio tem por objetivo refletir sobre a pós-graduação no Brasil e, mais especificamente, resgatar parte da história do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio das suas propostas formativas ao longo do tempo. Para tanto, fez-se uso de bibliografia especializada, bem como documentos relativos à criação dos cursos de mestrado e doutorado em Educação da UFC. Os resultados obtidos indicaram que o Programa passou por um processo longo de maturação antes de sua criação e vem formando, com consistência, recursos humanos nos níveis de mestrado e doutorado há mais de 45 anos. Por fim, considerando a conjuntura dos últimos tempos, concluímos que existem desafios consideráveis a serem enfrentados, não só pelo Programa, mas pelo conjunto da pós-graduação nacional como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CORSETTI, Berenice. A análise documental no contexto da metodologia qualitativa: uma abordagem a partir da experiência de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação da UNISINOS. UNIrevista, São Leopoldo, Editora UNISINOS, v. 1, n. 1, p. 32-46, janeiro, 2006.

FERREIRA, Marieta de Moraes; MOREIRA, Regina da Luz. Capes, 50 anos. Depoimentos ao CPDOC/FGV. Brasília: CAPES, 2001.

LOIOLA, Francisco Antonio. Pesquisa e Pós-graduação em Educação no Brasil: o caso do mestrado em Educação da Universidade Federal do Ceará, 173 f. Trabalho de conclusão de curso (Dissertação) - Mestrado em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, 1991.

MARCHETTI, Maria Lujan. Universidade: produção e compromisso. Fortaleza: Edições UFC, 1980.

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. As Universidades e o Regime Militar: cultura política e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

NEUENFELDT, Manuelli Cerolini; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Pós-graduação e Pós-graduação em Educação no Brasil: um breve histórico. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, Editora PUC-Campinas, v. 1, n. 24, p. 85-95, junho, 2008.

RAMALHO, Betania Leite; MADEIRA, Vicente de Paulo Carvalho. A pós-graduação em Educação no Norte e Nordeste: desafios, avanços e perspectivas. Rev. Bras. Educ. Rio de Janeiro, ANPEd, s/v, nº 30, p. 70-81, set-dez, 2005.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Centro de Estudos Sociais Aplicados – Departamento de Educação. Projeto do Mestrado em Educação. Fortaleza, 1975.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Faculdade de Educação. Processo de recredenciamento do curso de mestrado em Educação (Autorização para o Curso de Doutorado). Fortaleza, 1994.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, Reitoria. Anuário Estatístico da UFC 2019 (base 2018). UFC: 2019. Disponível em: https://www.ufc.br/a-universidade/documentos-oficiais/322-anuario-estatistico. Acesso em: março de 2023.

VIEIRA, Sofia Lerche. Ensino Superior: o discurso do projeto da reforma de 1968, 145 f, Trabalho de conclusão de curso (Dissertação) - Mestrado em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, 1980.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

ANTÔNIO GABRIEL NETO, J.; TÁVORA FURTADO RIBEIRO, L. Memória, Educação e Formação:: trajetória do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202402, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66307. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66307. Acesso em: 18 nov. 2024.