Uso de tecnologias nas práticas pedagógicas de professores a partir do ProInfo:
dados de teses e dissertações (2008-2020)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66585Palavras-chave:
Tecnologias, Práticas pedagógicas, Ensino médioResumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida junto a um Programa de Pós-Graduação e objetivou mapear e analisar produções acadêmicas sobre o uso de tecnologias nas práticas pedagógicas de professores a partir da restruturação, em 2007, de um dos programas de inclusão digital, o ProInfo. Foi realizado levantamento de dissertações e teses na plataforma BDTD do IBICT, do período 2008-2020. O estudo de revisão sistemática deu base para o estado do conhecimento e buscou responder o seguinte questionamento: O que os estudos têm evidenciado sobre o uso de tecnologias nas práticas pedagógicas de professores de escolas públicas no Ensino Médio? O corpus analisado mostrou a importância dessa temática como contributo para uma educação de qualidade. Os resultados indicam que situações persistentes e emergentes no que diz respeito a temática criam óbice para o efetivo uso de tecnologias na prática de professores, sendo, portanto, necessário superar a precária infraestrutura das escolas, a deficitária formação inicial/continuada dos docentes, bem como oportunizar debates sobre a concretização eficiente de políticas públicas na educação escolar.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BEZERRA, F. J. L. A prática pedagógica de professores de biologia com o ciclo celular na educação básica. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, Recife, BR-PE, 2019. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/bitstream/tede2/8329/2/Fabio%20Jose%20Lourenco%20Bezerra.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
BOSCHESI, F. H. L. Práticas Pedagógicas com uso das TIC declaradas por professores de matemática do ensino médio no contexto do novo currículo do estado de São Paulo. 2016. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, São Paulo, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/138303/boschesi_fhl_me_prud.pdf?sequence=4&isAllowed=y. Acesso em: 10 mar. 2022.
BRASIL. Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6300.htm. Acesso em: 06 out. 2022
CASTELLS, M. A sociedade em rede. Tradução de Roneide Venâncio Majer. 6ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREITAS, M. de S. Prática docente e as tecnologias da informação e da comunicação: abordagens pedagógicas de professores da escola governador Adauto Bezerra. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE), 2017. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/22509/1/2017_dis_msfreitas.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KENSKI, V. M. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos do trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, n. 8, p. 58-71, 1998. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n08/n08a06.pdf. Acesso em: 29 mai. 2022.
LEITE, E. A. P. et. al. Alguns desafios e demandas da formação inicial de professores na contemporaneidade. Educ. Soc., Campinas, v. 39, nº. 144, p. 721-737, jul.-set. 2018.
LOPES, J. G. S. Predisposição à utilização das Tecnologias de Informação e Comunidade por professores de escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Faculdade de Educação/CAEd, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11610/1/jarbasglaubersantoslopes.pdf. Acesso: 10 abr. 2022.
MACHADO, S. C. Análise Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no Processo Educacional da Geração Internet. RENOTE, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1-10, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70645. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70645. Acesso em: 18 abr. 2022.
MAXIMINO, M. E. S. Expansão das fronteiras da sala de aula: uso de uma rede social educativa no contexto do ensino híbrido na educação básica. 2018. 175 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2XNH4/1/disserta__o_mayara_maximino.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022.
MINAYO, M. C. de S. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. (org.); DESLANDES, Suely Ferreira. GOMES, Romeu. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. (Coleção Temas Sociais).
MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, v. 5, n. 2, p. 154-164, 13 out. 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875. Acesso em 21 set. 2022.
MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, [S. l.], v. 40, n. 1, p. 101–116, 2014. DOI: 10.5902/1984644415822. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822. Acesso em: 23 jun. 2022.
OLIVERIA, F. G. de. O uso das TICs na escola de ensino médio professora Lídia Carneiro de Barros, no estado do Ceará: potencialidades e desafios. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Faculdade de Educação/CAEd, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2019. Disponível em: http://mestrado.caedufjf.net/wp-content/uploads/2019/11/FRANCISCO-GERBSON-DE-OLIVEIRA.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022.
PASSOS, C. E. dos. As Tecnologias da Informação e Comunicação na prática pedagógica da Escola de Ensino Médio Luiz Gonzaga de Alcântara: desafios e possibilidades. 2020. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Faculdade de Educação/CAEd, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12189/1/ciceroedissandrodospassos.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022.
PRADO, K. M. V.. A relevância da avaliação externa como parâmetro de aprimoramento do processo ensino-aprendizagem: estudo em uma escola de ensino médio da rede pública. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/35552/3/2018_dis_kmvprado.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022.
RETT, Fá. J. L. Formação continuada de professores por meio da educação a distância (EAD): influências no curso TV na escola e os desafios de hoje. 2008. 138 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Campinas, SP, 2008. Disponível em: https://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/bitstream/handle/123456789/15337/cchsa_ppgedu_me_Silvana_BTR.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 23 ago. 2022.
RIBEIRO, R. S. Práticas pedagógicas nas aulas de língua portuguesa no 2º ano do ensino médio na perspectiva dos alunos. 2012. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Campinas, SP, 2012. Disponível em: https://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/bitstream/handle/123456789/15453/cchsa_ppgedu_me_Roberta_SR.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 23 ago. 2022.
RICHITELI, A. A. Políticas para inclusão digital: práticas e possibilidades na escola pública. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, 2017. Disponível em: http://bdtd.uftm.edu.br/bitstream/tede/449/5/Dissert%20Aurelio%20A%20Richiteli.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022.
SILVA, D. da; PAIVA, W. J. M.; BATISTA, I. de L. Cibercultura na escola: Uso de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Revista Tecnologias na Educação. Ano 10 – Número/vol.28, p. 1-11, dez. 2018.
VALENTE, J. A. A Comunicação e a Educação baseada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista UNIFESO – Humanas e Sociais Vol. 1, n. 1, p. 141-166, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).