Uso de tecnologias nas práticas pedagógicas de professores a partir do ProInfo:

dados de teses e dissertações (2008-2020)

Autores

  • Marcos Antonio Freitas da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Vera Lúcia Reis da Silva Universidade Federal do Amazonas - UFAM

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66585

Palavras-chave:

Tecnologias, Práticas pedagógicas, Ensino médio

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida junto a um Programa de Pós-Graduação e objetivou mapear e analisar produções acadêmicas sobre o uso de tecnologias nas práticas pedagógicas de professores a partir da restruturação, em 2007, de um dos programas de inclusão digital, o ProInfo. Foi realizado levantamento de dissertações e teses na plataforma BDTD do IBICT, do período 2008-2020. O estudo de revisão sistemática deu base para o estado do conhecimento e buscou responder o seguinte questionamento: O que os estudos têm evidenciado sobre o uso de tecnologias nas práticas pedagógicas de professores de escolas públicas no Ensino Médio? O corpus analisado mostrou a importância dessa temática como contributo para uma educação de qualidade. Os resultados indicam que situações persistentes e emergentes no que diz respeito a temática criam óbice para o efetivo uso de tecnologias na prática de professores, sendo, portanto, necessário superar a precária infraestrutura das escolas, a deficitária formação inicial/continuada dos docentes, bem como oportunizar debates sobre a concretização eficiente de políticas públicas na educação escolar. 

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Freitas da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH/UFAM. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Professor da Rede Estadual de Educação - SEDUC/AM. Possui experiência como coordenador de projetos de pesquisa no âmbito da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM.

Vera Lúcia Reis da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Graduada em Pedagogia também pela UFAM. Realizou Estágio Doutorado Sanduíche na Universidade de Sevilla, Espanha. É professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Campus de Humaitá/AM. Atua nos cursos de Graduação e é docente permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH/UFAM). 

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Publicado

2023-07-20

Como Citar

FREITAS DA SILVA, M. A.; REIS DA SILVA, V. L. Uso de tecnologias nas práticas pedagógicas de professores a partir do ProInfo: : dados de teses e dissertações (2008-2020). Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202347, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66585. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66585. Acesso em: 2 dez. 2024.