Uso de tecnologias nas práticas pedagógicas de professores a partir do ProInfo:

dados de teses e dissertações (2008-2020)

Autores

  • Marcos Antonio Freitas da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Vera Lúcia Reis da Silva Universidade Federal do Amazonas - UFAM

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66585

Palavras-chave:

Tecnologias, Práticas pedagógicas, Ensino médio

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida junto a um Programa de Pós-Graduação e objetivou mapear e analisar produções acadêmicas sobre o uso de tecnologias nas práticas pedagógicas de professores a partir da restruturação, em 2007, de um dos programas de inclusão digital, o ProInfo. Foi realizado levantamento de dissertações e teses na plataforma BDTD do IBICT, do período 2008-2020. O estudo de revisão sistemática deu base para o estado do conhecimento e buscou responder o seguinte questionamento: O que os estudos têm evidenciado sobre o uso de tecnologias nas práticas pedagógicas de professores de escolas públicas no Ensino Médio? O corpus analisado mostrou a importância dessa temática como contributo para uma educação de qualidade. Os resultados indicam que situações persistentes e emergentes no que diz respeito a temática criam óbice para o efetivo uso de tecnologias na prática de professores, sendo, portanto, necessário superar a precária infraestrutura das escolas, a deficitária formação inicial/continuada dos docentes, bem como oportunizar debates sobre a concretização eficiente de políticas públicas na educação escolar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Freitas da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH/UFAM. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Professor da Rede Estadual de Educação - SEDUC/AM. Possui experiência como coordenador de projetos de pesquisa no âmbito da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM.

Vera Lúcia Reis da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Graduada em Pedagogia também pela UFAM. Realizou Estágio Doutorado Sanduíche na Universidade de Sevilla, Espanha. É professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Campus de Humaitá/AM. Atua nos cursos de Graduação e é docente permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH/UFAM). 

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BEZERRA, F. J. L. A prática pedagógica de professores de biologia com o ciclo celular na educação básica. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, Recife, BR-PE, 2019. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/bitstream/tede2/8329/2/Fabio%20Jose%20Lourenco%20Bezerra.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BOSCHESI, F. H. L. Práticas Pedagógicas com uso das TIC declaradas por professores de matemática do ensino médio no contexto do novo currículo do estado de São Paulo. 2016. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, São Paulo, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/138303/boschesi_fhl_me_prud.pdf?sequence=4&isAllowed=y. Acesso em: 10 mar. 2022.

BRASIL. Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6300.htm. Acesso em: 06 out. 2022

CASTELLS, M. A sociedade em rede. Tradução de Roneide Venâncio Majer. 6ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREITAS, M. de S. Prática docente e as tecnologias da informação e da comunicação: abordagens pedagógicas de professores da escola governador Adauto Bezerra. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE), 2017. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/22509/1/2017_dis_msfreitas.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KENSKI, V. M. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos do trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, n. 8, p. 58-71, 1998. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n08/n08a06.pdf. Acesso em: 29 mai. 2022.

LEITE, E. A. P. et. al. Alguns desafios e demandas da formação inicial de professores na contemporaneidade. Educ. Soc., Campinas, v. 39, nº. 144, p. 721-737, jul.-set. 2018.

LOPES, J. G. S. Predisposição à utilização das Tecnologias de Informação e Comunidade por professores de escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Faculdade de Educação/CAEd, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11610/1/jarbasglaubersantoslopes.pdf. Acesso: 10 abr. 2022.

MACHADO, S. C. Análise Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no Processo Educacional da Geração Internet. RENOTE, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1-10, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70645. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70645. Acesso em: 18 abr. 2022.

MAXIMINO, M. E. S. Expansão das fronteiras da sala de aula: uso de uma rede social educativa no contexto do ensino híbrido na educação básica. 2018. 175 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2XNH4/1/disserta__o_mayara_maximino.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022.

MINAYO, M. C. de S. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. (org.); DESLANDES, Suely Ferreira. GOMES, Romeu. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. (Coleção Temas Sociais).

MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, v. 5, n. 2, p. 154-164, 13 out. 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875. Acesso em 21 set. 2022.

MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, [S. l.], v. 40, n. 1, p. 101–116, 2014. DOI: 10.5902/1984644415822. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822. Acesso em: 23 jun. 2022.

OLIVERIA, F. G. de. O uso das TICs na escola de ensino médio professora Lídia Carneiro de Barros, no estado do Ceará: potencialidades e desafios. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Faculdade de Educação/CAEd, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2019. Disponível em: http://mestrado.caedufjf.net/wp-content/uploads/2019/11/FRANCISCO-GERBSON-DE-OLIVEIRA.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022.

PASSOS, C. E. dos. As Tecnologias da Informação e Comunicação na prática pedagógica da Escola de Ensino Médio Luiz Gonzaga de Alcântara: desafios e possibilidades. 2020. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Faculdade de Educação/CAEd, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12189/1/ciceroedissandrodospassos.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022.

PRADO, K. M. V.. A relevância da avaliação externa como parâmetro de aprimoramento do processo ensino-aprendizagem: estudo em uma escola de ensino médio da rede pública. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/35552/3/2018_dis_kmvprado.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022.

RETT, Fá. J. L. Formação continuada de professores por meio da educação a distância (EAD): influências no curso TV na escola e os desafios de hoje. 2008. 138 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Campinas, SP, 2008. Disponível em: https://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/bitstream/handle/123456789/15337/cchsa_ppgedu_me_Silvana_BTR.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 23 ago. 2022.

RIBEIRO, R. S. Práticas pedagógicas nas aulas de língua portuguesa no 2º ano do ensino médio na perspectiva dos alunos. 2012. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Campinas, SP, 2012. Disponível em: https://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/bitstream/handle/123456789/15453/cchsa_ppgedu_me_Roberta_SR.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 23 ago. 2022.

RICHITELI, A. A. Políticas para inclusão digital: práticas e possibilidades na escola pública. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, 2017. Disponível em: http://bdtd.uftm.edu.br/bitstream/tede/449/5/Dissert%20Aurelio%20A%20Richiteli.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022.

SILVA, D. da; PAIVA, W. J. M.; BATISTA, I. de L. Cibercultura na escola: Uso de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Revista Tecnologias na Educação. Ano 10 – Número/vol.28, p. 1-11, dez. 2018.

VALENTE, J. A. A Comunicação e a Educação baseada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista UNIFESO – Humanas e Sociais Vol. 1, n. 1, p. 141-166, 2014.

Downloads

Publicado

2023-07-20

Como Citar

FREITAS DA SILVA, M. A.; REIS DA SILVA, V. L. Uso de tecnologias nas práticas pedagógicas de professores a partir do ProInfo: : dados de teses e dissertações (2008-2020). Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202347, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66585. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66585. Acesso em: 18 nov. 2024.