Controle e normatização com vistas à excelência da organização escolar no Rio Grande do Sul (1937-1945)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66685

Palavras-chave:

História da Educação, Nacionalização do ensino, Reforma educacional., Rio Grande do Sul

Resumo

No Rio Grande do Sul, o processo de nacionalização do ensino abriu um campo de possibilidades para a atuação do Estado no âmbito educacional. Neste texto, apresenta-se um estudo bibliográfico, documental e descritivo, que tem como objetivo demonstrar como o governo estadual se reaparelhou, com vistas à instituir uma nova racionalidade administrativa, marcada pelo controle e pela normatização. Conclui-se, que o processo de reorganização e reaparelhamento Estado, no âmbito educacional, que até então dispunha de uma pequena estrutura administrativa, restringia-se a poucos atos legislativos e a algumas iniciativas de aperfeiçoamento do magistério, engendrou as condições de emergência da reforma e da modernização educacional, a partir da qual o Estado proporcionou uma orientação e, sobretudo, uma direção político-pedagógica para a educação, no âmbito da qual se destacam a ampliação de sua estrutura administrativa, a implantação de novas formas de gestão da educação, mediante extensa e minuciosa normatização e burocratização, bem como uma forte vontade disciplinante.

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Biografia do Autor

Claudemir de Quadros, Universidade Federal de Santa Maria

Claudemir de Quadros é licenciado em História, com mestrado e doutorado em Educação. É professor na Universidade Federal de Santa Maria/RS e atua em cursos de formação de professores e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. É editor da Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional - https://periodicos.ufsm.br/regae/index - e coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSM.

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Publicado

2024-05-10

Como Citar

QUADROS, C. de. Controle e normatização com vistas à excelência da organização escolar no Rio Grande do Sul (1937-1945). Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202416, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66685. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66685. Acesso em: 9 dez. 2024.