Desenvolvimento Curricular:

uma análise de produções científicas

Autores

  • Laryssa Virgilio Pereira de Araujo Universidade Federal da Bahia/Mestrado em Educação https://orcid.org/0009-0006-3618-5264
  • Elaine de Jesus Souza Universidade Federal do Cariri/Professora Adjunta

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66820

Palavras-chave:

Desenvolvimento Curricular, Produção Científica, BDTD

Resumo

Aprendizagens, poder, interesses, valores, diferenças, sequências, sistema, concepção, implementação, avaliação, decisões, ensino, atrizes/atores, ideologias, prescrito, apresentado, programado, planificado, real. São alguns dos descritores que estão presentes na discussão sobre o currículo como um artefato cultural, que (re)produz diferentes saberes e práticas conforme o contexto social e político vigente. Mas afinal, o que o campo do desenvolvimento do currículo vem discutindo em suas pesquisas?  O campo do desenvolvimento curricular historicamente sempre deteve a atenção dos escritos sobre educação, e vem sendo amplamente investigado, com uma "pluralidade de ilhas discursivas” dos territórios dos conhecimentos. O objetivo desse estudo é dar visibilidade às pesquisas que focalizam no desenvolvimento curricular. Metodologicamente trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico, pois dispõe de material de produção científica disponibilizada através de um importante repositório da biblioteca de teses e dissertações, organizadas através da matriz RSL – Revisão Sistemática de Literatura. Os resultados evidenciam que docentes e discentes estão colocando em pauta os níveis de decisões curriculares em suas investigações acadêmicas. O estudo conclui que este mapeamento de pesquisas de produção científica no campo do desenvolvimento curricular oferece uma contribuição a mais para os avanços de mais investigações para o campo, que podem seguir a discussão para além, da dimensão conteudista e tecnicista, que foi constituído em nossa sociedade culturalmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laryssa Virgilio Pereira de Araujo, Universidade Federal da Bahia/Mestrado em Educação

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, cursando especialização em NEUROPSICOPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA e Pós-graduação Mestrado em Educação da Linha de Pesquisa Curriculo (In)Formação /PPGE/Universidade Federal da Bahia. Membro do grupo ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/UFBA/CNPq. 

Elaine de Jesus Souza, Universidade Federal do Cariri/Professora Adjunta

Professora Adjunta do instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutora emEducação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bióloga e Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade e EstudosCulturais/GESEC/UFS/CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/UFBA/CNPq liderado pelo Prof. Dr.Marlécio Maknamara. Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe/PPGECIMA/UFS. Pós-doutoranda em Educação na UFBA sob a supervisão do Prof. Dr. Marlécio Maknamara.

 

Referências

ABREU, C. Os saberes históricos escolares e o currículo de história como uma possibilidade emancipatória no ensino médio da educação de jovens e adultos. 2011. 243 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.

ALMEIDA, L.; BETINI, G. Investigação sobre a escola e seu entorno: estudo bibliográfico de produções nacionais. R. Educ. Públ. 2015.

CÔRTES, S. A organização e o desenvolvimento curricular pelo professor e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais. 2015. 300 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

COTRIM, F. O conhecimento do professor de matemática que atua em cursos de graduação em engenharia com inovações curriculares. 2022. 1 recurso online (230 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em:< https://hdl.handle.net/20.500.12733/3723>. Acessado em: 25/04/2023.

FARIA, M. Reorientação Curricular: Avaliação do Impacto na Prática do Professor de Matemática do Ensino Fundamental de Goiânia. 2010. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.

FERREIRA, M. Integração curricular em programas de formação de professores: análise do desenvolvimento curricular do Programa PEC Municípios. 2008. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

FOURQUIN, J. École et culture. Le point de vue des sociologues britanniques (4ºEd.) Bruxelles: De Book. 1996.

JESUS, J. Entre estratégias e táticas: relações de professoras da 1ª série com o currículo. 2003. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Minas de Gerais, Belo Horizonte. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85CP3T>. Acessado em: 25/04/2023.

LUCAS, K. A formação dos educadores como eixo do desenvolvimento curricular: o Projeto de Educação dos Posseiros do Paraná (PEPO). 2009. 218 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

MAKNAMARA, M. Encontros entre pesquisas (auto)biográficas e necessidades de formação docente em Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 135-155, 24 ago. 2020.

MARQUES, A. Neoliberalismo educativo no contexto do desenvolvimento curricular da escola básica (1998- 2013). 2016. (Dissertação Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande- MS, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2833>. Acessado em: 26/04/2023.

OKOLI, C. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. Tradução de David Wesley Amado Duarte; Revisão técnica e introdução de João Mattar. EaD em Foco, v. 9, n. 1, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.748>. Acessado em: 24/04/2023.

PARAÍSO, M. A. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: PARAÍSO, Marlucy e MEYER, Dagmar E. E. (Orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 3. ed. Belo Horizonte: Mazza, 2021, p. 25-47.

PARAÍSO. O currículo entre o que fizeram e o que queremos fazer de nós mesmos: efeitos das disputas entre conhecimentos e opiniões. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.17, n.4, p. 1414—1435 out./dez. 2019, e-ISSN: 1809-3876 Programa de Pós-graduação Educação: Currículo–PUC/SP. 2019.

PARAÍSO. Currículo e Mídia Educativa Brasileira: poder, saber e subjetivação. Chapecó/SC: Argos. 2007.

PARAÍSO. Pesquisas sobre currículos e culturas: temas, embates, problemas e possibilidades. Curitiba: Editora CRV, 2010.

PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora. 2001.

RIBEIRO, A. Desenvolvimento Curricular. Lisboa: Texto Editora. 1990.

VARELA FREITAS, C. O Planeamento na estruturação dos curricula. In CRSE. Planeamento educativo. Lisboa: ME, pp. 33-40. 1998.

SILVA, E. Desenvolvimento curricular de Matemática nos anos iniciais na perspectiva do professor e do coordenador: um estudo do projeto EMAI de São Paulo. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7152>. Acessado em: 25/04/2023.

SILVA , T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2015.

TADEU, T. & CORAZZA, S. Composições. Belo Horizonte: Autêntica. 2003.

FILHO FRANÇA; RIBEIRO; e VENTURA. Cortes Orçamentários das Universidades Públicas Federais: Significados e Efeitos para a Formação Pós-Graduada e Desenvolvimento de Pesquisa em Administração na UFBA. p.42. 2021. Disponível em: <https://ea.ufba.br/wp-content/uploads/2021/08/v3-Cortes-no-Orcamento-das-Universidades-Federais-1.pdf>. Acessado em: 29/04/2023.

Downloads

Publicado

2023-07-20

Como Citar

VIRGILIO PEREIRA DE ARAUJO, L.; DE JESUS SOUZA, E. . Desenvolvimento Curricular: : uma análise de produções científicas. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202343, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66820. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66820. Acesso em: 18 nov. 2024.