Desenvolvimento Curricular:

uma análise de produções científicas

Autores

  • Laryssa Virgilio Pereira de Araujo Universidade Federal da Bahia/Mestrado em Educação https://orcid.org/0009-0006-3618-5264
  • Elaine de Jesus Souza Universidade Federal do Cariri/Professora Adjunta

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66820

Palavras-chave:

Desenvolvimento Curricular, Produção Científica, BDTD

Resumo

Aprendizagens, poder, interesses, valores, diferenças, sequências, sistema, concepção, implementação, avaliação, decisões, ensino, atrizes/atores, ideologias, prescrito, apresentado, programado, planificado, real. São alguns dos descritores que estão presentes na discussão sobre o currículo como um artefato cultural, que (re)produz diferentes saberes e práticas conforme o contexto social e político vigente. Mas afinal, o que o campo do desenvolvimento do currículo vem discutindo em suas pesquisas?  O campo do desenvolvimento curricular historicamente sempre deteve a atenção dos escritos sobre educação, e vem sendo amplamente investigado, com uma "pluralidade de ilhas discursivas” dos territórios dos conhecimentos. O objetivo desse estudo é dar visibilidade às pesquisas que focalizam no desenvolvimento curricular. Metodologicamente trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico, pois dispõe de material de produção científica disponibilizada através de um importante repositório da biblioteca de teses e dissertações, organizadas através da matriz RSL – Revisão Sistemática de Literatura. Os resultados evidenciam que docentes e discentes estão colocando em pauta os níveis de decisões curriculares em suas investigações acadêmicas. O estudo conclui que este mapeamento de pesquisas de produção científica no campo do desenvolvimento curricular oferece uma contribuição a mais para os avanços de mais investigações para o campo, que podem seguir a discussão para além, da dimensão conteudista e tecnicista, que foi constituído em nossa sociedade culturalmente.

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Biografia do Autor

Laryssa Virgilio Pereira de Araujo, Universidade Federal da Bahia/Mestrado em Educação

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, cursando especialização em NEUROPSICOPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA e Pós-graduação Mestrado em Educação da Linha de Pesquisa Curriculo (In)Formação /PPGE/Universidade Federal da Bahia. Membro do grupo ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/UFBA/CNPq. 

Elaine de Jesus Souza, Universidade Federal do Cariri/Professora Adjunta

Professora Adjunta do instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutora emEducação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bióloga e Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade e EstudosCulturais/GESEC/UFS/CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/UFBA/CNPq liderado pelo Prof. Dr.Marlécio Maknamara. Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe/PPGECIMA/UFS. Pós-doutoranda em Educação na UFBA sob a supervisão do Prof. Dr. Marlécio Maknamara.

 

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Publicado

2023-07-20

Como Citar

VIRGILIO PEREIRA DE ARAUJO, L.; DE JESUS SOUZA, E. . Desenvolvimento Curricular: : uma análise de produções científicas. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202343, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66820. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66820. Acesso em: 29 maio. 2024.