Desenvolvimento Curricular:
uma análise de produções científicas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66820Palavras-chave:
Desenvolvimento Curricular, Produção Científica, BDTDResumo
Aprendizagens, poder, interesses, valores, diferenças, sequências, sistema, concepção, implementação, avaliação, decisões, ensino, atrizes/atores, ideologias, prescrito, apresentado, programado, planificado, real. São alguns dos descritores que estão presentes na discussão sobre o currículo como um artefato cultural, que (re)produz diferentes saberes e práticas conforme o contexto social e político vigente. Mas afinal, o que o campo do desenvolvimento do currículo vem discutindo em suas pesquisas? O campo do desenvolvimento curricular historicamente sempre deteve a atenção dos escritos sobre educação, e vem sendo amplamente investigado, com uma "pluralidade de ilhas discursivas” dos territórios dos conhecimentos. O objetivo desse estudo é dar visibilidade às pesquisas que focalizam no desenvolvimento curricular. Metodologicamente trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico, pois dispõe de material de produção científica disponibilizada através de um importante repositório da biblioteca de teses e dissertações, organizadas através da matriz RSL – Revisão Sistemática de Literatura. Os resultados evidenciam que docentes e discentes estão colocando em pauta os níveis de decisões curriculares em suas investigações acadêmicas. O estudo conclui que este mapeamento de pesquisas de produção científica no campo do desenvolvimento curricular oferece uma contribuição a mais para os avanços de mais investigações para o campo, que podem seguir a discussão para além, da dimensão conteudista e tecnicista, que foi constituído em nossa sociedade culturalmente.
Downloads
Referências
ABREU, C. Os saberes históricos escolares e o currículo de história como uma possibilidade emancipatória no ensino médio da educação de jovens e adultos. 2011. 243 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.
ALMEIDA, L.; BETINI, G. Investigação sobre a escola e seu entorno: estudo bibliográfico de produções nacionais. R. Educ. Públ. 2015.
CÔRTES, S. A organização e o desenvolvimento curricular pelo professor e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais. 2015. 300 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
COTRIM, F. O conhecimento do professor de matemática que atua em cursos de graduação em engenharia com inovações curriculares. 2022. 1 recurso online (230 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em:< https://hdl.handle.net/20.500.12733/3723>. Acessado em: 25/04/2023.
FARIA, M. Reorientação Curricular: Avaliação do Impacto na Prática do Professor de Matemática do Ensino Fundamental de Goiânia. 2010. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
FERREIRA, M. Integração curricular em programas de formação de professores: análise do desenvolvimento curricular do Programa PEC Municípios. 2008. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
FOURQUIN, J. École et culture. Le point de vue des sociologues britanniques (4ºEd.) Bruxelles: De Book. 1996.
JESUS, J. Entre estratégias e táticas: relações de professoras da 1ª série com o currículo. 2003. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Minas de Gerais, Belo Horizonte. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85CP3T>. Acessado em: 25/04/2023.
LUCAS, K. A formação dos educadores como eixo do desenvolvimento curricular: o Projeto de Educação dos Posseiros do Paraná (PEPO). 2009. 218 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
MAKNAMARA, M. Encontros entre pesquisas (auto)biográficas e necessidades de formação docente em Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 135-155, 24 ago. 2020.
MARQUES, A. Neoliberalismo educativo no contexto do desenvolvimento curricular da escola básica (1998- 2013). 2016. (Dissertação Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande- MS, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2833>. Acessado em: 26/04/2023.
OKOLI, C. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. Tradução de David Wesley Amado Duarte; Revisão técnica e introdução de João Mattar. EaD em Foco, v. 9, n. 1, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.748>. Acessado em: 24/04/2023.
PARAÍSO, M. A. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: PARAÍSO, Marlucy e MEYER, Dagmar E. E. (Orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 3. ed. Belo Horizonte: Mazza, 2021, p. 25-47.
PARAÍSO. O currículo entre o que fizeram e o que queremos fazer de nós mesmos: efeitos das disputas entre conhecimentos e opiniões. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.17, n.4, p. 1414—1435 out./dez. 2019, e-ISSN: 1809-3876 Programa de Pós-graduação Educação: Currículo–PUC/SP. 2019.
PARAÍSO. Currículo e Mídia Educativa Brasileira: poder, saber e subjetivação. Chapecó/SC: Argos. 2007.
PARAÍSO. Pesquisas sobre currículos e culturas: temas, embates, problemas e possibilidades. Curitiba: Editora CRV, 2010.
PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora. 2001.
RIBEIRO, A. Desenvolvimento Curricular. Lisboa: Texto Editora. 1990.
VARELA FREITAS, C. O Planeamento na estruturação dos curricula. In CRSE. Planeamento educativo. Lisboa: ME, pp. 33-40. 1998.
SILVA, E. Desenvolvimento curricular de Matemática nos anos iniciais na perspectiva do professor e do coordenador: um estudo do projeto EMAI de São Paulo. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7152>. Acessado em: 25/04/2023.
SILVA , T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2015.
TADEU, T. & CORAZZA, S. Composições. Belo Horizonte: Autêntica. 2003.
FILHO FRANÇA; RIBEIRO; e VENTURA. Cortes Orçamentários das Universidades Públicas Federais: Significados e Efeitos para a Formação Pós-Graduada e Desenvolvimento de Pesquisa em Administração na UFBA. p.42. 2021. Disponível em: <https://ea.ufba.br/wp-content/uploads/2021/08/v3-Cortes-no-Orcamento-das-Universidades-Federais-1.pdf>. Acessado em: 29/04/2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).