DESARROLLO CURRICULAR:

UN ANÁLISIS DE LAS PRODUCCIONES CIENTÍFICAS

Autores/as

  • Laryssa Virgilio Pereira de Araujo Universidade Federal da Bahia/Mestrado em Educação https://orcid.org/0009-0006-3618-5264
  • Elaine de Jesus Souza Universidade Federal do Cariri/Professora Adjunta

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66820

Palabras clave:

Desarrollo curricular., Producción científica., BDTD

Resumen

El campo del desarrollo curricular históricamente siempre ha ocupado la atención de los escritos sobre educación, y ha sido ampliamente investigado, con una “pluralidad de islas discursivas” (Pacheco, 2001) de territorios de conocimiento en el desarrollo curricular. Metodológicamente, se trata de un estudio de de carácter cualitativo, de carácter bibliográfico, ya que cuenta con material de producción científica disponible a través de un importante repositorio de la biblioteca de tesis y disertaciones, organizado a través de la matriz RSL – Revisión Sistemática de Literatura.Los resultados muestran que profesores y estudiantes están poniendo en agenda los niveles de decisiones curriculares en su campo de investigaciones académicas, que pueden seguir la discusión más allá de la dimensión de contenido y técnica, que se constituyó en nuestra sociedad culturalmente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laryssa Virgilio Pereira de Araujo, Universidade Federal da Bahia/Mestrado em Educação

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, cursando especialização em NEUROPSICOPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA e Pós-graduação Mestrado em Educação da Linha de Pesquisa Curriculo (In)Formação /PPGE/Universidade Federal da Bahia. Membro do grupo ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/UFBA/CNPq. 

Elaine de Jesus Souza, Universidade Federal do Cariri/Professora Adjunta

Professora Adjunta do instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutora emEducação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bióloga e Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade e EstudosCulturais/GESEC/UFS/CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/UFBA/CNPq liderado pelo Prof. Dr.Marlécio Maknamara. Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe/PPGECIMA/UFS. Pós-doutoranda em Educação na UFBA sob a supervisão do Prof. Dr. Marlécio Maknamara.

 

Citas

ABREU, C. Os saberes históricos escolares e o currículo de história como uma possibilidade emancipatória no ensino médio da educação de jovens e adultos. 2011. 243 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.

ALMEIDA, L.; BETINI, G. Investigação sobre a escola e seu entorno: estudo bibliográfico de produções nacionais. R. Educ. Públ. 2015.

CÔRTES, S. A organização e o desenvolvimento curricular pelo professor e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais. 2015. 300 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

COTRIM, F. O conhecimento do professor de matemática que atua em cursos de graduação em engenharia com inovações curriculares. 2022. 1 recurso online (230 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em:< https://hdl.handle.net/20.500.12733/3723>. Acessado em: 25/04/2023.

FARIA, M. Reorientação Curricular: Avaliação do Impacto na Prática do Professor de Matemática do Ensino Fundamental de Goiânia. 2010. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.

FERREIRA, M. Integração curricular em programas de formação de professores: análise do desenvolvimento curricular do Programa PEC Municípios. 2008. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

FOURQUIN, J. École et culture. Le point de vue des sociologues britanniques (4ºEd.) Bruxelles: De Book. 1996.

JESUS, J. Entre estratégias e táticas: relações de professoras da 1ª série com o currículo. 2003. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Minas de Gerais, Belo Horizonte. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85CP3T>. Acessado em: 25/04/2023.

LUCAS, K. A formação dos educadores como eixo do desenvolvimento curricular: o Projeto de Educação dos Posseiros do Paraná (PEPO). 2009. 218 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

MAKNAMARA, M. Encontros entre pesquisas (auto)biográficas e necessidades de formação docente em Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 135-155, 24 ago. 2020.

MARQUES, A. Neoliberalismo educativo no contexto do desenvolvimento curricular da escola básica (1998- 2013). 2016. (Dissertação Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande- MS, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2833>. Acessado em: 26/04/2023.

OKOLI, C. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. Tradução de David Wesley Amado Duarte; Revisão técnica e introdução de João Mattar. EaD em Foco, v. 9, n. 1, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.748>. Acessado em: 24/04/2023.

PARAÍSO, M. A. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: PARAÍSO, Marlucy e MEYER, Dagmar E. E. (Orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 3. ed. Belo Horizonte: Mazza, 2021, p. 25-47.

PARAÍSO. O currículo entre o que fizeram e o que queremos fazer de nós mesmos: efeitos das disputas entre conhecimentos e opiniões. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.17, n.4, p. 1414—1435 out./dez. 2019, e-ISSN: 1809-3876 Programa de Pós-graduação Educação: Currículo–PUC/SP. 2019.

PARAÍSO. Currículo e Mídia Educativa Brasileira: poder, saber e subjetivação. Chapecó/SC: Argos. 2007.

PARAÍSO. Pesquisas sobre currículos e culturas: temas, embates, problemas e possibilidades. Curitiba: Editora CRV, 2010.

PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora. 2001.

RIBEIRO, A. Desenvolvimento Curricular. Lisboa: Texto Editora. 1990.

VARELA FREITAS, C. O Planeamento na estruturação dos curricula. In CRSE. Planeamento educativo. Lisboa: ME, pp. 33-40. 1998.

SILVA, E. Desenvolvimento curricular de Matemática nos anos iniciais na perspectiva do professor e do coordenador: um estudo do projeto EMAI de São Paulo. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7152>. Acessado em: 25/04/2023.

SILVA , T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2015.

TADEU, T. & CORAZZA, S. Composições. Belo Horizonte: Autêntica. 2003.

FILHO FRANÇA; RIBEIRO; e VENTURA. Cortes Orçamentários das Universidades Públicas Federais: Significados e Efeitos para a Formação Pós-Graduada e Desenvolvimento de Pesquisa em Administração na UFBA. p.42. 2021. Disponível em: <https://ea.ufba.br/wp-content/uploads/2021/08/v3-Cortes-no-Orcamento-das-Universidades-Federais-1.pdf>. Acessado em: 29/04/2023.

Publicado

2023-07-20

Cómo citar

VIRGILIO PEREIRA DE ARAUJO, L.; DE JESUS SOUZA, E. . DESARROLLO CURRICULAR: : UN ANÁLISIS DE LAS PRODUCCIONES CIENTÍFICAS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202343, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66820. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66820. Acesso em: 18 dic. 2024.

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN