Gestos, arquivos e memória:

Que histórias contam um arquivo de um programa de pós-graduação em educação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66897

Palavras-chave:

PPGE. CEDOC. Arquivo.

Resumo

Este texto trata de pesquisas e reflexões em curso sobre a organização e as potencialidades dos arquivos universitários para a pesquisa em história da educação. Defende que há a necessidade de se estabelecer políticas de arquivos, logo, de memória, que incentivem a guarda, a organização e disponibilização não apenas dos acervos administrativos que a legislação “manda guardar”, mas também, e sobretudo, acervos de cunho acadêmico-científico relativos ao ensino, à pesquisa e à extensão universitárias. Para isso, fazemos uma exposição inicial sobre a importância dos lugares de memória e sobre a organização dos arquivos, seguida de uma explicitação da configuração atual de um centro de memória específico – o Centro de Pesquisa, Documentação e Memória (CEDOC) da Faculdade de Educação da UFMG – para, finalmente, nos determos nas potencialidades do arquivo do Programa de Pós Graduação em Educação da UFMG para as pesquisas sobre a história da  Pós-Graduação e da pesquisa no país.

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

MORENO, A.; MENDES DE FARIA FILHO, L.; ORNELAS OLIVEIRA, R.; HANDERI, S. Gestos, arquivos e memória: : Que histórias contam um arquivo de um programa de pós-graduação em educação?. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202351, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66897. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66897. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil