Gestos, arquivos e memória:
Que histórias contam um arquivo de um programa de pós-graduação em educação?
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66897Palavras-chave:
PPGE. CEDOC. Arquivo.Resumo
Este texto trata de pesquisas e reflexões em curso sobre a organização e as potencialidades dos arquivos universitários para a pesquisa em história da educação. Defende que há a necessidade de se estabelecer políticas de arquivos, logo, de memória, que incentivem a guarda, a organização e disponibilização não apenas dos acervos administrativos que a legislação “manda guardar”, mas também, e sobretudo, acervos de cunho acadêmico-científico relativos ao ensino, à pesquisa e à extensão universitárias. Para isso, fazemos uma exposição inicial sobre a importância dos lugares de memória e sobre a organização dos arquivos, seguida de uma explicitação da configuração atual de um centro de memória específico – o Centro de Pesquisa, Documentação e Memória (CEDOC) da Faculdade de Educação da UFMG – para, finalmente, nos determos nas potencialidades do arquivo do Programa de Pós Graduação em Educação da UFMG para as pesquisas sobre a história da Pós-Graduação e da pesquisa no país.
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