Gestos, arquivos e memória:

Que histórias contam um arquivo de um programa de pós-graduação em educação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66897

Palavras-chave:

PPGE. CEDOC. Arquivo.

Resumo

Este texto trata de pesquisas e reflexões em curso sobre a organização e as potencialidades dos arquivos universitários para a pesquisa em história da educação. Defende que há a necessidade de se estabelecer políticas de arquivos, logo, de memória, que incentivem a guarda, a organização e disponibilização não apenas dos acervos administrativos que a legislação “manda guardar”, mas também, e sobretudo, acervos de cunho acadêmico-científico relativos ao ensino, à pesquisa e à extensão universitárias. Para isso, fazemos uma exposição inicial sobre a importância dos lugares de memória e sobre a organização dos arquivos, seguida de uma explicitação da configuração atual de um centro de memória específico – o Centro de Pesquisa, Documentação e Memória (CEDOC) da Faculdade de Educação da UFMG – para, finalmente, nos determos nas potencialidades do arquivo do Programa de Pós Graduação em Educação da UFMG para as pesquisas sobre a história da  Pós-Graduação e da pesquisa no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMARGO, Ana Maria de Almeida; BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Dicionário de terminologia arquivística. São Paulo: Associação dos Arquivistas Brasileiros, 1996.

COOK, Terry. O conceito de fundo arquivístico: teoria, descrição e proveniência na era pós-custodial. Rio de Janeiro: Arquivo, p. 15-18.

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François (Dir.) Muséalisation. In: Dictionnaire Encyclopédique de Muséologie. Paris: Armand Colin, 2011, p. 251-269.

DURANTI, Luciana. Registros documentais contemporâneos como provas de ação. Revista Estudos Históricos, v. 7, n. 13, p. 50-64, 1994. LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora Unicamp, 2016, p. 387-435.

FARGE, Arlette. O sabor do arquivo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo (USP), 2009.

JULIÃO, Letícia. Museus e coleções universitárias. Universidade, memória e patrimônio. Mazza Edições, 2015, p.13-24.

MENSCH, Peter van. The re-interpretation and re-usages of (older) collections and their value for contemporary society; first reflections. Comcol Newsletter, n. 23, Oct. 2013. Disponível em: <http://network.icom.museum/fileadmin/user_upload/minisites/comcol/ Newsletter/Newsletter23.pdf>. Acesso em: 10 maio 2023.

MORENO, Andrea; MENDES, Luciano. Patrimônio acadêmico-científico da Universidade: uma contribuição a partir da História da Educação. In. Universidade, Memória e Patrimônio. Mazza Edições, 2015, p.25-30.

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. As universidades e o regime militar. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2014, p. 280.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, n. 10, p. 7-28, dez., 1993.

RAGO, Luzia Margareth. A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013.

RIBEIRO, E. S. Museus em universidades públicas: entre o campo científico, o ensino, a pesquisa e a extensão. Museologia & Interdisciplinaridade, [S. l.], v. 2, n. 4, 2013.

RIVIÈRE, Georges Henri. La muselogía: curso de museología/textos y testimonios. Madri: Akal, 1993.

SANTOS, Silvana; VENÂNCIO Renato. Arquivos institucionais e memória da Universidade

Federal de Minas Gerais: um estudo dos arquivos de arquitetura. In: NASCIMENTO, Adalson; MORENO, Andrea. Universidade, Memória e Patrimônio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015, p. 59-82.

YAMASHITA, Marina Mayumi; PALETTA, Fátima Aparecida Colombo. Preservação do patrimônio documental e bibliográfico com ênfase na higienização de livros e documentos textuais. Arquivística.net., Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 172-184, 2006.

Downloads

Publicado

2023-09-26

Como Citar

MORENO, A.; MENDES DE FARIA FILHO, L.; ORNELAS OLIVEIRA, R.; HANDERI, S. Gestos, arquivos e memória: : Que histórias contam um arquivo de um programa de pós-graduação em educação?. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202351, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66897. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66897. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil