O programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal da Paraíba e seus contributos para a educação matemática paraibana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66938

Palavras-chave:

Pós-Graduação em Educação, UFPB, Educação Matemática

Resumo

Neste artigo analisamos as contribuições do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a Educação Matemática Paraibana. Os fundamentos teórico-metodológicos vinculam-se à literatura específica da Educação, à Educação Matemática e à pesquisa exploratória de levantamento bibliográfico numa abordagem quanti-qualitativa. Nosso corpus investigativo repousa em 33 trabalhos, entre dissertações e teses, que foram produzidas no programa dentro do escopo da Educação Matemática no lapso temporal de 2006 a 2022. Os principais resultados evidenciaram um quantitativo de 21 dissertações e 12 teses, com o maior índice de produção nos anos de 2009 a 2011 e 2014. Foi identificado um total de 11 eixos temáticos emergentes dos trabalhos, com realce para “Formação de Professores” e “Ensino-Aprendizagem”, acumulando 19 trabalhos; e um destaque acentuado de 15 orientações da professora e pesquisadora Rogéria Gaudêncio do Rêgo. Entrelaçamentos entre nossa pesquisa e contribuições do programa para a Educação Básica e Superior evocam estudos vindouros. 

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

DOS SANTOS FREITAS, T.; ALEX ALVES, C.; DIAS DE ABREU, J. O programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal da Paraíba e seus contributos para a educação matemática paraibana. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202352, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66938. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66938. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil