Gêneros e sexualidades:
refletindo sobre a educação sexual a partir das propostas dos/as candidatos/as ao governo do estado da Paraíba (2022)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.67211Palavras-chave:
Educação para as sexualidades, Gêneros, SexualidadesResumo
O presente trabalho aborda a questão da educação para as sexualidades e sua importância para a formação dos/as sujeitos/as. Desse modo, traçamos como objetivo geral analisar as propostas dos candidatos e da candidata ao governo do estado da Paraíba frente às questões que atravessam o campo dos gêneros e das sexualidades. Ancorados em Franco (2021), realizamos a análise de conteúdo para podermos tecer as interpretações possíveis a partir do objeto estudado. O trabalho se guia por autores e autoras como Junqueira (2013), Butler (2020), Foucault (2015), Xavier Filha (2017, 2018) entre outros/as. A pesquisa mostrou que, de formas distintas, as questões dos gêneros e das sexualidades têm chegado nas pautas políticas, embora fiquem totalmente ausentes em alguns casos. Detecta-se, portanto, a necessidade de potencializar a questão da educação para as sexualidades nos espaços educativos.
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