Pedagogias da série Cobra Kai:

discutindo a constituição de masculinidades jovens

Autores

  • Roney P Castro 32988884520 https://orcid.org/0000-0002-6385-9096
  • Raquel Guimarães Lins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTE MG) campus Santos Dumont

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.71456

Palavras-chave:

Pedagogias, Artefatos culturais, Masculinidades jovens

Resumo

O objetivo do trabalho é apresentar alguns dos dados de uma pesquisa de doutorado em educação, com foco na análise dos artefatos culturais enquanto produtos que educam e formam sujeitos. A pesquisa foi realizada a partir das rodas de conversa online do projeto de extensão ‘Juventudes e Diversidade em Foco’, tendo como participantes jovens estudantes do Ensino Médio de uma escola de educação profissional e tecnológica do interior de Minas Gerais. Neste trabalho, foram problematizados os investimentos em processos de constituição de masculinidades jovens, a partir das narrativas sobre a série Cobra Kai, produzida pela plataforma de streaming Netflix. A série coloca em funcionamento pedagogias que reforçam discursos de verdade sobre o que é e sobre como ser homem, apontando condutas e sentimentos apropriados. Enquanto artefato cultural, apesar das diferentes histórias de vida entre os personagens, a série reitera comportamentos masculinos culturalmente valorizados.

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Biografia do Autor

Roney P Castro, 32988884520

Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordenador do Gesed - grupo de estudos e pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade.

Raquel Guimarães Lins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTE MG) campus Santos Dumont

Doutora em Educação - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – campus Santos Dumont.

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Publicado

2025-03-11

Como Citar

CASTRO, R. P.; GUIMARÃES LINS, R. Pedagogias da série Cobra Kai: : discutindo a constituição de masculinidades jovens. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 34, n. 1, p. e-rte341202531, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.71456. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/71456. Acesso em: 30 mar. 2025.