Pedagogias da série Cobra Kai:
discutindo a constituição de masculinidades jovens
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.71456Palavras-chave:
Pedagogias, Artefatos culturais, Masculinidades jovensResumo
O objetivo do trabalho é apresentar alguns dos dados de uma pesquisa de doutorado em educação, com foco na análise dos artefatos culturais enquanto produtos que educam e formam sujeitos. A pesquisa foi realizada a partir das rodas de conversa online do projeto de extensão ‘Juventudes e Diversidade em Foco’, tendo como participantes jovens estudantes do Ensino Médio de uma escola de educação profissional e tecnológica do interior de Minas Gerais. Neste trabalho, foram problematizados os investimentos em processos de constituição de masculinidades jovens, a partir das narrativas sobre a série Cobra Kai, produzida pela plataforma de streaming Netflix. A série coloca em funcionamento pedagogias que reforçam discursos de verdade sobre o que é e sobre como ser homem, apontando condutas e sentimentos apropriados. Enquanto artefato cultural, apesar das diferentes histórias de vida entre os personagens, a série reitera comportamentos masculinos culturalmente valorizados.
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