Os livros didáticos de sociologia e a formação de subjetividades juvenis anticapitalistas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68537Palavras-chave:
Ensino de Sociologia. Livro Didático. Análise do Discurso.Resumo
O artigo analisa as contribuições e os limites dos livros didáticos de Sociologia para a compreensão do capitalismo e do socialismo como projetos societários. A pesquisa se deu à luz da Análise do Discurso pecheuxtiana. Ao longo do texto, demonstra-se que, embora todas as obras do PNLD 2015 materializem discursos de denúncia da natureza opressora e desumana do capitalismo, há um descompasso, em um terço delas, entre essa denúncia e a apresentação do socialismo como projeto societário alternativo. Por fim, conclui-se que os discursos materializados nos livros didáticos em análise contribuem para a formação de subjetividades juvenis anticapitalistas, sejam elas reformistas ou revolucionárias.
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