Reflexões sobre a educação brasileira:

a implementação do Novo Ensino Médio e seus impactos na juventude amazonense

Autores

  • Guilherme Araújo Soares Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0000-0003-3146-8303
  • Maria Ione Feitosa Universidade Federal do Amazonas
  • Luana Dias Trindade

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68598

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Currículo, Juventude

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o cenário da educação no Brasil, relacionando os desafios enfrentados na implementação do Novo Ensino Médio (NEM), conforme estabelecido pela Lei n.º 13.415/2017. A reforma foi implementada sem diálogo com a sociedade civil organizada e pesquisadores da área. A referida lei modifica o Ensino Médio, alterando a carga horária, o currículo e os investimentos em formação de professores. Diante disso, objetivamos dar ênfase as questões críticas relacionadas à elaboração do currículo e como ele se relaciona com os principais debates em torno da introdução do NEM, destacando os impactos sobre a juventude. A metodologia utilizada compreende um posicionamento pós-estruturalista de pesquisa em educação. O estudo buscou dialogar sobre o currículo, a Lei n.º 13.415/2017 e a percepção de impactos regressivos na juventude provocados pela referida lei. Tornou-se evidente a propagação de uma formação estruturalista, baseada na legitimação da reprodução de identidades fixas e desigualdades sociais que determinam o significado e a identidade visando à manutenção e estabilidade do modo de produção vigente.

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Biografia do Autor

Guilherme Araújo Soares, Universidade Federal do Amazonas

graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2022). Especialização em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí (2023). Atualmente, está cursando o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) pela Universidade Federal do Amazonas.

Maria Ione Feitosa, Universidade Federal do Amazonas

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas-UFAM - atuando no Centro de Educação a Distância na área de Gestão de Projetos e Sistemas para a Educação a Distância.

Luana Dias Trindade

Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas. Especialização em Docência do Ensino Superior.

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Publicado

2024-05-21

Como Citar

SOARES, G. A.; DOLZANE, M. I. F. .; TRINDADE, L. D. Reflexões sobre a educação brasileira:: a implementação do Novo Ensino Médio e seus impactos na juventude amazonense. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202441, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68598. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/68598. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Quais juventudes querem os currículos? Quais currículos querem as juventudes?